Em Vagos, os alunos utilizam a arte para mostrar a importância do meio ambiente…

Cerca de 75 alunos de Vagos, das 2ª e 6ª classes, estão a participar no projeto de pintura de um mural, que conta com a preciosa colaboração do mirense Nuno Pedreiro, uma referência na arte gandaresa.

Jornal Mira Online conversou com a Profª Elisabete Cardoso no sentido de saber como nasceu a ideia de transformar os alunos em criadores de arte.

A professora, que está a frente daquela atividade em conjunto com outras três (Maribel Vida, Filomena Neves e Helena Adelino), deu conta de que o mural, que caminha a passos largos para o seu término, faz parte da “recriação de um trabalho inserido no Programa Eco-Escola”. 

Questionada sobre o porquê de ter convidado Nuno Pedreiro para fazer parte do projeto, a professora afirmou conhecer “o trabalho do Nuno, desde há muito tempo” e, por este motivo, ter concluído que ele era a pessoa ideal para comandar um trabalho bastante específico. “Fazer um desenho destes, de raiz, é algo que envolve imensa técnica. Para além disso, a pintura dele e a necessidade de dar o “toque final” no trabalho dessas crianças, dá-nos garantia de que o “produto” ficará perfeito. Na verdade, apenas estamos a dar mérito a quem tem… neste caso, o Nuno Pedreiro!” afirmou Elisabete Cardoso.

Obra nascida através de cerca 140 alunos que participaram na fase inicial do projeto, foram mais ou menos 75, os que deram azo à criatividade e ao talento que foram descobrindo ao logo de cerca de 2 semanas, o prazo estimado da realização do mural.

O projeto está centrado, de acordo com Elisabete, em “alguns pilares fundamentais”, que são:

  • Promover um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte;
  • Incentivar a preservação e valorização do espaço público dentro do recinto escolar;
  • Sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas;
  • trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorido preocupações, ações comportamntos e realidades no âmbito da sustentabilidade;
  • Proporcionar novos espaços de partilha, convívio e comunicação.

Os pequenos artistas foram, então, convidados pela professora a dizerem, com as suas palavras, aquilo que a execução do mural e todo o projeto têm como objetivos primordiais. “Tratar bem os animais”, “cuidar das espécies marítimas”, “preservar o meio ambiente” “preservar a nossa escola” foram algumas das várias opiniões dadas pelos mais pequenos que, em jeito de remate final, disseram à reportagem, unanimimente, que gostaram muito de contribuir com as suas pinceladas para que o mural seja o sucesso que todos esperam… artista e toda a comunidade escolar, incluídos…

Jornal Mira Online

This slideshow requires JavaScript.