05.7.2023 –
A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje para os efeitos expectáveis que o fenómeno El Niño terá no clima global, e as consequências negativas que trará para a saúde humana.
Em conferência de Imprensa, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus apontou que a “crise climática é agora um dos maiores fatores determinantes de efeitos na saúde humana”.
“O El Niño, que agora foi anunciado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), juntamente com o aquecimento global já está a causar temperaturas recorde”, destacou o responsável, recordando que, na segunda-feira, o planeta registou o dia mais quente de sempre. O recorde foi batido esta quarta-feira quando a temperatura média global atingiu os 17,18ºC.
Assim, o diretor da OMS avisa que “nos próximos meses”, são esperados “um grande leque de eventos meteorológicos extremos, incluindo secas, cheias, furacões e ondas de calor, todos prejudiciais à saúde humana”.
Novas recomendações para proteger crianças de anúncios para alimentos e bebidas ricos em gorduras, açúcar e sal
A OMS anunciou também uma atualização das suas recomendações de políticas para proteger as crianças da publicidade a de alimentos e bebidas não alcoólicas com alto teor de gorduras, gorduras trans, açúcar e sal.
“O marketing de alimentos pouco saudáveis continua a ser uma ameaça à saúde pública e continua a afetar negativamente as escolhas alimentares das crianças, estando ligado a aumento da taxa de obesidade em adultos e crianças, em todo o mundo.
Assim, e depois de analisar “toda a mais recente evidência científica” e os últimos estudos relacionados, a OMS recomenda agora que os governo de cada país “estabeleçam regulamentos fortes e abrangentes como parte de uma abordagem política ampla de criação de ambientes alimentares de permissão e apoio” à publicidade de alimentos considerados não saudáveis.
Pedro Zagacho Gonçalves/Executive Digest