EDITORIAL: “Um galardão que não deve ser só desta geração…”

A Câmara Municipal de Mira fez saber que “o Município de Mira foi pela primeira vez distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI, instituída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para premiar e reconhecer as boas práticas no âmbito da sustentabilidade ambiental”

Sendo o único Município que possui uma praia que, até hoje, recebeu todas as Bandeiras Azuis entregues desde a sua instituição, Mira é distinguida, agora, com uma Bandeira Verde que enaltece, ainda mais, o trabalho desenvolvido até ao momento, numa sequência lógica da introdução de “políticas e práticas ambientais que o município tem vindo a implementar”.

Se é certo que este galardão orgulha a todos os cidadãos, residentes ou não, que amem este pedaço da Gândara, também é certo que o caminho a seguir será sempre longo e composto de espinhos, uma vez que o trabalho na área da ecologia nunca poderá ser dado por encerrado. A cada dia, novos desafios vão aparecendo e são sempre insuficientes as ações, por mais que elas sejam implantadas.

Não é de somenos importância, criar-se uma grande consciencialização desta geração e das vindouras à volta de tão importante tema. A sustentabilidade do ambiente faz-se, com ações concretas – como as que geraram este prémio – e, também, por fazer passar a mensagem de que a natureza tem sido agredida e merece e deve ser tratada com  dignidade, porque esta é a casa de todos nós.

A Câmara Municipal de Mira afirma que “a atribuição deste galardão ao Município de Mira resultou da valorização de aspetos como a Gestão e Conservação da Floresta; a Transparência, Digitalização e Conectividade; a Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e Promoção do Desenvolvimento Sustentável, a Promoção da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável por iniciativa do Município e o Ordenamento” para além de terem sido levados em conta o “Programa Eco-Escolas ou iniciativas como o “Vale a Pena Ver’de Novo””. A relevância destas ações é reveladora de como a sociedade deve estar integrada em tão ambiciosa pretensão – cuidar devidamente do planeta – desde a tenra idade aos séniores.

Raul Almeida, edil mirense, garante ser “forte” o “comprometimento do Município com os princípios da sustentabilidade ambiental, bem visíveis nos investimentos que temos vindo a fazer neste âmbito”. e dá conta de que “é com grande orgulho que recebemos este galardão, que esperamos manter por muitos e muitos anos. Agradeço especialmente aos funcionários do município que estiveram envolvidos na candidatura e que trabalharam nela arduamente”. Claro está que este reconhecimento é mais que justo, mas – correndo o risco de sermos repetitivos – é fundamental que toda a sociedade local se sinta inserida, também ela, neste projeto para que este possa voltar a ser, mais e mais vezes, motivo de orgulho!

Parabéns a Mira e aos mirenses. Parabéns a todos os que fizeram com que este prémio fosse alcançado. Olhar em frente, procurando aprimorar o caminho já percorrido é, provavelmente, a melhor forma de salvaguardar o que nos rodeia.

Jornal Mira Online