28.3.2023 –
O líder da comunidade ismaelita Nazim Ahmad confirmou que o agressor é afegão e atacou funcionários do centro. As vítimas mortais são duas portuguesas, outros funcionários ficaram feridos.
Duas funcionárias portuguesas do Centro Ismaili em Lisboa morreram hoje num ataque com faca. Em declarações à SIC Notícias o líder da comunidade ismaelita Nazim Ahmad confirmou que o agressor é afegão e atacou funcionários do centro. Há vários feridos, dois considerados graves.
“Sabemos que houve duas mortes e que um afegão entrou pelo centro”
Os polícias atingiram a tiro o agressor que foi detido e, estando ferido nas pernas, foi levado para o hospital de São José.
Os motivos do ataque não são para já conhecidos.
Em comunicado enviado às redações, a PSP diz que recebeu o alerta de que estava a decorrer um ataque com arma branca às 10h57 e que às 10h58 chegaram os primeiros polícias ao local.
“Os polícias depararam-se com um homem armado com uma faca de grandes dimensões. Foram dadas ordens ao atacante para que cessasse o ataque, ao que o mesmo desobedeceu, avançando na direção dos polícias, com a faca na mão.”
“Face à ameaça grave e em execução, os polícias efetuaram recurso efetivo a arma de fogo contra pessoa, atingindo e neutralizando o agressor.O atacante foi socorrido e conduzido a unidade hospitalar, encontrando-se vivo, detido e sob a nossa custódia”
“Do ataque referido resultaram diversos feridos e, até ao momento, duas vítimas mortais.”
Contactada pela Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse ter recebido o alerta às 10:53.
“Há dois mortos a registar e dois feridos graves, um dos quais foi encaminhado para o Hospital de São José e outro, por meios próprios, para o Hospital de Santa Maria”, adiantou a mesma fonte.
A Polícia Judiciária se encontra também no local.