Dixieland: Um feriado à “base” do jazz, em Cantanhede!

09.6.2023 –

Cantanhede volta a receber as peculiares sonoridades do Dixieland, o jazz de rua, bem ao registo da emblemática cidade de New Orleans, às margens desse grandioso rio Mississipi.

O Dixie foi o primeiro estilo jazzístico e nasceu no início do século XX, anos 20, em New Orleans (The Dixie Land), caracteriza-se por uma mistura de sons e sonoridades com origem em várias culturas, que vivem muito dos improvisos e da liberdade que caracteriza o estilo desde a sua génese e dos seus primeiros intérpretes.
Será no próximo dia 10 de junho, sábado, que as ruas de Cantanhede vão vibrar com as alegres melodias e os contagiantes ritmos, que não deixam ninguém indiferente. A cidade abre as suas portas a cinco bandas (quatro nacionais e uma formação que vem de Bolonha, Itália), cujos sons se farão ouvir logo pela manhã em diversos pontos e artérias de Cantanhede, juntando-se todos na Praça Marquês de Marialva. 
No período da tarde serão as praias concelhias e a Piscina Natural de Ançã os pontos aos quais farão também notar também a sua extraordinária presença, levando a Ançã, Cadima (Olhos da Fervença), Ourentã (Sete Fontes) e Tocha (Praia da Tocha) as sonoridades vibrantes do Jazz de Rua.
O dia terminará com a apresentação em palco das bandas Seven Dixie, Xaral’s Dixie, Roaring Emily Jazz Band e a icónica formação Dixie Gang. Este momento terá lugar no jardim da Praça Marquês de Marialva, na cidade de Cantanhede.

Grupos participantes:

Seven Dixie, Évora
Xaral’s Dixie, Minde
Jabardixie Jazz Band, Arazede
Roaring Emily Jazz Band, Bolonha (Itália)
Dixie Gang, Lisboa