“Dezembro e o Natal” (Psicóloga Andrea Costa)

21.12.2024 –

Andrea Costa fala-nos sobre a plenitude da vivência do Natal e, também, da “dor” nesta altura tão simbólica do ano…


“Dezembro chegou e de uma forma ou de outra cada um de nós vive esta quadra à sua maneira.

Nesta altura do ano, as festividades em família ou mesmo o momento de fazer todas as compras são diversas formas de viver este mês de forma adaptativa, mas isso não dita que gostemos ou sejamos felizes nesta quadra.

Esta data traz um valor simbólico de esperança e mudança para o novo ano que aí vem. É muitas vezes vivido como uma festa familiar, em convívio e confraternização e acima de tudo reunir pessoas que podem ou não ser família de sangue, mas consideramos como tal. Nesta altura, podem-se reestabelecer laços que tenham sido quebrados, resolver conflitos familiares, trazer novos elementos e relembrar os elementos que já cá não estão. Este ponto é muito importante, pois cada pessoa viver e prepara esta época da forma que melhor se sentir, mas e quando existe um lugar vazio? Isto pode ser muito difícil…

Por muito difícil que seja passar esta época sem a pessoa querida, não significa que não a possa comemorar. Recorde o que aprendeu com essa pessoa no natal, as tradições que ela tinha, a alegria que partilhavam todos juntos.

Recordar a pessoa que já não está, e recordar os bons momentos que passaram juntos, pode ser um momento de dor, mas também, de lembrar a pessoa e de a manter viva no seu coração.

Contudo, se a sua decisão for não comemorar esta época, está tudo bem, só você sabe como lidar com a sua dor.

Qualquer que seja a sua forma de viver o Natal, espero que o passe em harmonia, paz e amor.”

 

Psicóloga Andrea Costa
C.P. 24454