A Polícia Judiciária através da Diretoria do Centro, em estreita colaboração e cooperação com a Cuerpo Nacional de Policia de Espanha, procedeu à identificação do suspeito da autoria de dois crimes de homicídio qualificado, na forma tentada, de que foram vitimas dois militares do Destacamento de Transito da GNR de Coimbra, fatos que ocorreram no passado dia 15 de junho, na zona de Cernache – Coimbra.
No seguimento da cooperação policial internacional estabelecida logo no início da investigação destes fatos, no dia 28 do passado mês de junho, veio o suspeito a ser localizado e interpelado e detido na cidade de Sevilha, por elementos da Brigada de Investigação de Homicídios de Sevilha, do Cuerpo Nacional de Policia de Espanha
A Policia Judiciária, que estava articulada com a sua congénere fez de imediato deslocar uma equipa da Diretoria do Centro à referida cidade, para, integrar e apoiar uma equipa, que proceder à realização de diversas diligências de investigação.
Das diligências de recolha de prova realizadas, resultou a apreensão de relevantes meios de prova referentes aos crimes em questão.
As autoridades judiciárias portuguesas desencadearam os procedimentos legais, nomeadamente a emissão de Mandado de Detenção Europeu, tendo em vista a extradição do suspeito para o Portugal.
O suspeito, de 42 anos de idade, é cidadão português e tem antecedentes criminais relacionados com criminalidade especialmente violenta, quer em Portugal quer em Espanha.