11.6.2023 –
Em causa estão suspeitas de gastos indevidos por parte do Partido Nacional Escocês.
A antiga primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, foi detida no âmbito de um processo que investiga alegados irregularidades financeiras do SNP, o Partido Nacional Escocês, noticia a imprensa britânica.
O anúncio da detenção foi publicado pela Polícia Nacional Escocesa na rede social Twitter, relativamente a uma mulher de 52 anos, em referência a Sturgeon, cuja identidade foi verificada pela BBC Escócia.
“Uma mulher de 52 foi detida hoje por suspeita de ligação a uma investigação em curso sobre o financiamento e finanças do SNP”, confirmou a polícia em comunicado.
A detida está atualmente sob custódia e está a ser interrogada por detetives da polícia, acrescentaram as autoridades na sua declaração.
Sturgeon, que em nenhum momento atribuiu a sua demissão no final de março – após nove anos no cargo -, a estas suspeitas, sempre defendeu a transparência das contas e os fundos angariados para a hipotética consulta – cerca de 667 mil libras (cerca de 761 mil euros ao câmbio atual) só entre 2017 e 2020.
A polícia do Reino Unido não identifica os suspeitos até que sejam acusados. A BBC e outros meios de comunicação social identificaram a mulher detida como Sturgeon.
Várias figuras de topo do SNP foram anteriormente detidas e interrogadas no âmbito da investigação, mas nenhuma foi acusada.
O marido de Sturgeon, Peter Murrell, foi detido em abril e mais tarde libertado, numa medida relacionada com a investigação.
TSF/lusa