Desastre aéreo no Brasil: vítimas morreram no momento em que avião atingiu o solo

13.8.2024 –

A conclusão é do Instituto Médico Legal de São Paulo, que adiantou que já foram identificados 27 corpos. A queda do voo da Voepass em São Paulo fez 62 mortos, entre os quais uma portuguesa.

As vítimas do desastre aéreo no Brasil morreram no momento em que o avião atingiu o solo e as possíveis queimaduras foram feitas pós-morte.

Segundo o jornal O Globo, a conclusão é do Instituto Médico Legal de São Paulo, que adiantou ainda que as vítimas do voo 2283 da Voepass morreram de “forma instantânea por politraumatismo (condição de quem sofreu múltiplos traumatismos)”.

“Todas as vítimas tiveram politraumatismo e morreram de forma instantânea. As vítimas que tiveram algum nível de queimadura foi pós-morte” disse Vladimir dos Reis, diretor do Instituto Médico Legal, numa conferência de imprensa na segunda-feira.

A morte de todos os passageiros ocorreu no momento em que a aeronave tocou no chão.”

O diretor do instituto explicou também que a tese de que as vítimasteriam morrido durante a queda, por paragem cardiorrespiratória ou outra razão, foi descartada com as conclusões da autópsia.

O Instituto Médico Legal confirmou ainda que 27 corpos foram identificados, dos quais 15 já foram entregues às famílias.

O avião da companhia aérea Voepass, que voava entre Cascavel e São Paulo, despenhou-se na sexta-feira passada, numa zona residencial de Vinhedo, no Estado de São Paulo.

Ao todo, 62 pessoas morreram, entre as quais uma portuguesa. Gracinda Marina Castelo da Silva, de 48 anos, era casada com o procurador municipal de Toledo, no Paraná, que também morreu no acidente. Deixa três filhos.

Outras dez pessoas escaparam por pouco:perderam o voo devido a um engano na porta de embarque.

A região do interior do estado de São Paulo estava naquela dia sob alerta de chuva e vento forte, o que poderá estar na origem da queda da aeronave. Ainda assim, as autoridades brasileiras estão a investigar o caso.

Ana Rita Carvalho / SIC Notícias