D. Américo Aguiar nomeado Bispo de Setúbal

21.9.2023 –

D. Américo Aguiar, que era até agora Bispo Auxiliar de Lisboa, é o novo Bispo de Setúbal, informou a Conferência Episcopal portuguesa (CEP). A diocese estava sem titular desde o início de 2022, quando José Ornelas, atual presidente da CEP foi nomeado para Leiria-Fátima.

Foram esta quinta-feira conhecidas as funções do novo Cardeal português.

O Papa Francisco nomeou hoje D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal”, lê-se num comunicado da CEP.

D. Américo Aguiar, de 49 anos, toma posse da nova diocese no dia 26 de outubro, data em que se completam 48 anos sobre a ordenação episcopal do primeiro bispo de Setúbal, Manuel Martins.

diocese de Setúbal estava sem bispo titular desde o início de 2022, quando o atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, foi nomeado bispo de Leiria-Fátima.

É uma “passagem de testemunho com muito carinho”

O novo bispo de Setúbal começa por agradecer a “gratidão, empenho e dedicação” dos jornalistas, uma vez que tem vivido as “dificuldades, problemas e sonhos” do setor.

Eu defendo que a informação tem de ser obrigatoriamente intermediada por jornalistas. Não defendo a ideia do cidadão jornalista. É importante que na nossa sociedade homens e mulheres possam exercer a sua vocação de jornalista”, afirma.

D. Américo Aguiar, que falava aos jornalistas no Paço Episcopal no Porto, conta que fez uma “viagem no tempo” assim que foi nomeado bispo de Setúbal, apontando para as coincidências entre o seu percurso com o de Manuel Martins, primeiro bispo de Setúbal.

Manuel Martins foi, para o novo titular da diocese de Setúbal, “um bispo inquestionável” na história da Igreja em Portugal

É uma passagem de testemunho com muito carinho”, refere, realçando que há uma “pesada herança”.

O novo bispo de Setúbal assegura não ter um “programa pastoral escrito, nem decisões previamente tomadas”.

Américo Aguiar vai para a margem sul do Tejo “de coração aberto, com os medos normais de quem se sabe frágil porque humano, mas cheio da esperança que vem de Deus”.

SIC Notícias

Imagem: Wikipedia