A deputada Cristina de Jesus participou na audição aos presidentes de câmara – Cantanhede e Mira sobre a construção da ETAR das Cochadas (Tocha).
A solução encontrada pelo Governo, através do Ministério do Ambiente e Ação Climática passa pela construção da ETAR nas Cochadas no Concelho de Cantanhede e pelo aumento da capacidade das infraestruturas de Cantanhede. Importa relevar que estas 2 empreitadas aprovadas em 2019, tinham um investimento inicial de cerca de 10 milhões de euros e que após 2 concursos públicos internacionais, os concursos ficaram vazios. Perante este facto, a empresa Águas do Centro Litoral e o Governo decidiram aumentar o investimento conjunto nestas duas empreitadas, tendo esse investimento passado de 10 milhões de euros para 14 milhões de euros. Isto reflete bem o empenho e o compromisso do Governo na resolução deste problema ambiental que afeta os munícipes de Cantanhede e Mira.
As questões de Cristina de Jesus (deputada que é candidata do PS à Câmara de Cantanhede nas próximas autárquicas) para os Presidentes do Municípios de Cantanhede e Mira foram as seguintes:
– Ao longo destes últimos anos e estando cientes deste importante papel das redes em baixa que é da vossa responsabilidade, qual o investimento que fizeram na remodelação ou ampliação das redes em baixa nos vossos municípios?
– O tratamento e controlo de caudais industriais é também referido como aspeto crítico, nomeadamente a existência de ETAR nas grandes empresas. Sendo o licenciamento destas empresas também competência das Câmaras, o controlo e tratamento de caudais industriais tem sido acompanhado e monitorizado nos vossos municípios?