Crianças ao teatro nas Terras da Chanfana

Abril com teatro para a infância e a melodia do piano

Momentos de pura diversão dedicados aos mais pequeninos vão marcar o mês de abril nas Terras da Chanfana. O teatro vai subir ao palco na Lousã, em Miranda do Corvo e em Vila Nova de Poiares, em mais um conjunto de espetáculos integrados na iniciativa ‘Anjinhos e Diabinhos’. Esta insere-se na Candidatura ‘Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, que é constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares, e cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Mas nem só de teatro se faz abril nesta região.

O som do piano, sob as mãos do músico Hélder Bruno, chega já no dia 2 de abril, pelas 21h00, à igreja matriz de Miranda do Corvo.

Trata-se de um espetáculo ímpar, dedicado aos apreciadores de piano. O artista, Hélder Bruno, nasceu em Coimbra, em 1976, e reside desde sempre na Lousã. É licenciado em Educação Musical pela ESEC (1999), mestre em ciências musicais pela Universidade de Coimbra (2005) e doutorado em etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (2020).

É consultor especialista da Direção Geral das Artes; investigador do INETmd e do CEJ/UA. Tem trabalhos produzidos nas áreas da música, da cultura, da economia e da política.

Em 2018, editou o seu primeiro álbum de originais sob o título ‘A presença, serena e terna’. Atualmente prepara a edição do segundo álbum ‘Under a Water Sky’, que será lançado em maio.

As entradas são gratuitas mediante reserva antecipada.

Este espetáculo integra a iniciativa ‘Sons do Sagrado’, inserida na Candidatura ‘Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano’, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Crianças ao teatro

Mas um dos momentos altos da programação de abril é, por certo, o teatro dedicado à infância, no âmbito da iniciativa ‘Anjinhos e Diabinhos’.

Aos mais pequeninos estão destinados momentos de diversão e alegria, experiências culturais inesquecíveis e de fruição artística, nos municípios da Lousão, Miranda do Corvo, e Vila Nova de Poiares.

PROGRAMA

Lousã

03 de abril | 16h00 | Academia de Bailado

‘NO FUNDO DO MAR’

ESTAÇÃO DAS LETRAS

Produção: Estação das Letras

Classificação: M/3

Duração: 40 minutos

SINOPSE:

Espetáculo tridimensional onde as crianças emergem num oceano mágico. Surgirão inúmeros animais marinhos, cada um deles transmitindo sensações e emoções diferentes causando as mais variadas reações. Através do movimento corporal e dos diferentes materiais utilizados na construção dos animais, bem como da constante visualização através de projeção do fundo do mar, o público é transportado para a beleza que nele habita, mas também recebe o alerta para os problemas que nele existem como a poluição, sendo o grande impulsionador desta o ser humano.

Miranda do Corvo

09 de abril | 10h30

Casa das Artes

O MEU AVÔ CONSEGUE VOAR

TEATRO E MARIONETAS DE MANDRÁGORA

Direção artística: Filipa Mesquita

Texto: Pedro Seromenho

Interpretação: Filipa Mesquita

Direção plástica: enVide neFelibata

Marionetas: enVide neFelibata, Joana Nogueira e Vânia Kosta

Cenografia: Joana Nogueira

Figurino e adereços: Vânia Kosta

Música cénica: Fernando Mota

Desenho de luz: César Cardoso

Fotografia de cena: Margarida Ribeiro

Apoio à construção: Hélder Silva

Apoio à produção: Clara Ribeiro

Produção: Teatro e Marionetas de Mandrágora

SINOPSE

Pelos olhos do pequeno Pedro, viajamos à infância das boas memórias, onde o avô era um herói do mar e a avó um mar de carinho. Viajantes nesta história, observamos, com o avô-herói que tudo sabe, que trata a onda por tu, que voa mesmo sem capa e nos leva no seu foguetão.

Vila Nova de Poiares

30 de abril | 16h00 | Centro Cultural de Poiares

‘UMA BAILARINA ESPETACULAR’

COMPANHIA DE DANÇA DE MATOSINHOS

Direção: Manuel Tur

Texto: Regina Guimaräes

Interpretação: Sara Silva

Cenografia: Moradavaga

Voz: Sara Pinto Pereira

Apoio à criação: Diana Amaral

Produção: Rosa Lopes Dias

Design de luz: Joaquim Madail

Fotografia: Luis Tobias, Pedro Cavaco Leitão

Design gráfico: Angela Metelo

Apoio: Academia de Dança de Matosinhos

Coprodução: Companhia de Dança de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos / Teatro Municipal Constantino Nery

Apoios: BlueBook, Clínica Dr. António Sérgio, Papagaio Loiro, Pé d’Arroz, SetePés, Teatro do Bairro

Duração: aprox. 20 minutos (sem intervalo)

Classificação: M/3

SINOPSE

As bailarinas foram crianças. Cresceram para a dança, obrigando o corpo e a cabeça a caberem dentro de um certo molde. O que é que se perde ou se alcança quando se realiza um sonho de dança? Perguntando-se quem sonha a criança que dança, uma bailarina encontra, pela dança, a criança contando como foi sonhada.

… E EM MAIO

 Lousã

1 de maio | 16h00 | Biblioteca Municipal Comendador Montenegro

‘CATRA…PUM!!!’

CATRAPUM CATRAPEIA

Texto original: Vânia Couto

Encenação: Criação Catrapum

Cenografia: José Mendes, Vânia Couto, Tomás Cruz e Ernestina Neto

Artistas: Vânia Couto, Alexandre de Barros e Tomás Cruz

Produção: Nilce Vicente Carvalho

Fotografia: Nilce Vicente Carvalho

Ilustração: Vânia Couto

Design: Cristiana Martinho

SINOPSE

Catrapum viaja pelo mundo real e imaginário. Um hospital de instrumentos que se transforma numa casa de fados, os ruídos das grandes cidades, o vento no topo de uma montanha, uma vela de um barco que não é um barco, mas que vai navegar, um mar que se move e que soa dentro do público, por entre o público… Uma viagem pelos sons.

O projeto ‘Anjinhos e Diabinhos’ é uma iniciativa inserida na Candidatura Entre Deus e o Diabo, o Sagrado e o Profano, promovida no âmbito da Rede Cultural Terras da Chanfana – Programação Cultural em Rede, constituída pelos municípios da Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares e Penela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

*O público interessado poderá receber diretamente a programação de todos os eventos. Basta, para isso, que efetue o seu registo no site https://redecultural-terrasdachanfana.pt/ 

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da REDE CULTURAL DAS TERRAS DA CHANFANA e dos respetivos Municípios.