Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira e a OFA comemoram o Dia Mundial da Árvore

20.3.2024 –

Inserida no âmbito dos objectivos estratégicos do Crédito Agrícola e focada no novo posicionamento do Grupo, em “ser uma referência de sustentabilidade em Portugal”, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, CRL, em parceria com a Organização Florestal Atlantis – Associação de Desenvolvimento Florestal (OFA), irão oferecer árvores para assinalar o Dia Mundial da Árvore, dia 21 de Março, nas Agências desta Caixa.

O objectivo desta iniciativa é o de consciencializar as pessoas para a importância das árvores e das florestas para o nosso planeta e incentivar a preservação ambiental.

Tal como referiu o Eng.º António Cruz de Oliveira: “Toda a árvore autóctone que se plante é um contributo para a sustentabilidade dos nossos ecossistemas e uma pequena participação no combate às mudanças climáticas.”

As florestas têm um papel importante na redução da pobreza e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Preservar a floresta contribui para o equilíbrio dos diversos ecossistemas que nela coexistem.

O conceito de “uma só saúde”, refere a Dra. Sílvia Macedo, reconhece que a saúde humana está intimamente ligada à saúde dos animais e ao meio ambiente. Por exemplo, a alimentação animal, a alimentação humana, a saúde animal e humana e a contaminação ambiental estão intrinsecamente ligadas.

A desconstrução de ideias como a da monocultura nas florestas é, também, um objectivo. A monocultura na floresta tem impactos negativos na biodiversidade e deixa-a mais vulnerável a pragas e doenças específicas, que se espalham mais facilmente. Uma floresta diversificada, com espécies autóctones, é mais resiliente às mudanças climáticas e outras perturbações naturais.

As árvores foram gentilmente oferecidas pela OFA, uma organização de produtores florestais, sem fins lucrativos, que opera nos concelhos de Anadia, Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro e Vagos.

A OFA tem como missão apoiar os proprietários florestais e fomentar estratégias integradas de promoção, valorização e defesa da floresta da sua área de intervenção.

Para além desta iniciativa, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, CRL desenvolve diversas iniciativas internas de sensibilização para esta temática ambiental e da sustentabilidade. A sustentabilidade passou, assim, a integrar as decisões e as escolhas em diversas áreas, nomeadamente a dos apoios e patrocínios a actividades locais.

Esta postura reforça aquele que tem sido o sólido percurso desta Caixa na sua relação de proximidade com as pessoas, empresas e com o ambiente.

Com esta iniciativa, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, CRL pretende contribuir para o desenvolvimento económico e social das comunidades, reforçar o seu compromisso com um futuro mais sustentável e convidar todos, entidades públicas e privadas, bem como particulares, a juntarem-se a este movimento.