19.7.2023 –
O Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira organizou um evento de homenagem às PMEs Líder.
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, CRL distinguiu os seus clientes empresa que receberam o estatuto de PME Líder 2022, mediante candidatura apresentada pela Caixa. A cerimónia teve lugar no dia 18 de Julho, no Restaurante Marquês de Marialva, em Cantanhede.
Enquanto clientes da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, foram distinguidas as empresas Atriumercados, Lda., Batatas Climério, Lda., Batatas Mirense, Lda., Briopul, S.A., Coimbris, Lda., Cruborg, Lda., Eixorientador, Lda., Farmácia Secades, Unipessoal Lda., Farmácia Viva, Lda., Garagem Estrela de Cantanhede, Lda., Júlia Duarte & Filhos, Lda., Lineve, Lda., Manuel Silva Saleiro, Lda., Os Novos Construtores, Lda., Pentacool, Lda., Pereira & Santos, S.A., PneusMir, Lda., Proposta do Dia, Lda., Sotiplanta, Lda., Stoffus, Lda., Transbolho, Lda..
Estiveram presentes, também, o Dr. Nuno Gonçalves, vogal do Conselho Directivo do IAPMEI, o Eng.º Licinio Pina, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, a Dra. Helena Teodósio, Presidente do Município de Cantanhede, o Dr. Raul Almeida, Presidente do Município de Mira e Américo Páscoa, da Associação Empresarial de Mira.
Tal como referido pelo Presidente da Caixa de Crédito Agrícola, Prof. Dr. João Pais de Moura, “homenageamos hoje um conjunto de pessoas especiais que, com todo o seu conhecimento, força de vontade e sacrifício, criam riqueza para esta região. Trata-se, também, de um momento de confraternização e de um estreitar de laços, próprio de uma Instituição Bancária, como a nossa que faz da proximidade uma missão.”
De referir que estas empresas representam, na sua globalidade, 586 postos de trabalho e mais de 104 milhões de Euros de Volume de Negócios, números expressivos que reflectem a sua importância para estes concelhos. Destas, algumas obterão a certificação de PME Excelência, contudo ainda não formalizada pelo IAPMEI.
O Eng.º Licínio Pina, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central, elogiou a Caixa de Cantanhede e Mira pela iniciativa. Referiu, também, tratar-se de uma Caixa com uma estrutura financeira robusta e com uma particularidade que a torna ainda mais especial: “é das Caixas que mais apoia, socialmente, as comunidades onde está inserida.” Referiu, ainda, que não existem condicionamentos ao financiamento para as empresas com boa qualidade. As empresas devem estar capitalizadas não só com capitais próprios, mas também com capitais, embora de terceiros, adaptados ao seu negócio.
O Dr. Nuno Gonçalves, vogal do Conselho Directivo do IAPMEI, aproveitou a oportunidade para realçar as várias linhas de apoio ao investimento disponíveis, bem como as várias medidas, às quais as empresas podem recorrer, e as ferramentas criadas para obterem informação, nomeadamente a referente aos incentivos do PT2030, através de um novo canal no Youtube.
Os responsáveis pelos municípios parabenizaram as empresas e enalteceram o papel da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira como motor do desenvolvimento económico local e pela política de responsabilidade social que activamente promove. Referiram a importância que o investimento empresarial tem para o desenvolvimento dos Concelhos, e as medidas que estão a ser tomadas para apoiar as empresas, nomeadamente o alargamento das zonas industriais.
Esta cerimónia terminou com a brilhante actuação do Grupo de Fados da Carolina Pessoa.