Nos dias 22 e 23 de Março, o auditório do edifício central da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no Polo II, vai ser palco do 14º Congresso dos Jovens Geocientistas.
Promovido pelo Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, o evento junta mais de uma centena de estudantes do ensino básico e secundário, que ao longo de dois dias vão discutir experiências e apresentar os resultados dos seus trabalhos científicos desenvolvidos durante o ano letivo.
Esta edição do congresso, com início às 9h30m (dia 22), é dedicada ao tema “A Geologia e os Elementos Químicos: assinalando o ano internacional da tabela periódica“, associando-se assim às comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica declarado pela Organização das Nações Unidas.
Entre as várias comunicações a apresentar, estão temas como “As rochas e a contaminação dos solos”; “Radão: o habitante n.º 6261 do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo”; “Coração de ferro. Mercúrio, o Planeta de Ferro”; “Rochas no meu Carril. Estudo das rochas usadas na estabilização dos carris”; “A rota de VAMBA. Proposta para uma rota de turismo geológico”; “Relógios nas rochas? Os átomos são os ponteiros”; “ A Geoquímica da igreja de Santa Cruz”.
O Congresso dos Jovens Geocientistas tem como objetivo fomentar laços de trabalho e de colaboração entre professores e alunos das escolas básicas e secundárias e professores do Departamento de Ciências da Terra da FCTUC, bem como promover a aprendizagem através da resolução de problemas e estimular a compreensão do papel das Geociências na progressão do conhecimento sobre o Universo, a Terra, a Vida e a Sociedade.
À semelhança das edições anteriores, serão premiados os dois melhores trabalhos – resumo e poster – e as duas melhores apresentações orais.