Confrontos em França: bombeiro morre durante combate a fogo que destruía automóveis

03.7.2023 –

A informação é avançada pelo ministro do Interior francês. Na sexta noite de confrontos foram detidos, pelo menos, 78 pessoas. Emmanuel Macron vai reunir-se com os presidentes do Senado e da Assembleia Nacional.

Um bombeiro de 24 anos morreu, na noite deste domingo, quando combatia um fogo que atingia automóveis, em Saint-Denis, Paris, durante os distúrbios que sucedem em vários locais de França, segundo o ministério do Interior.

Um jovem cabo do corpo de bombeiros de Paris morreu, apesar da resposta muito rápida da equipa” que integrava, declarou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, na rede social Twitter, acrescentando que o incidente ocorreu num “parque de estacionamento subterrâneo”.

No domingo, o Executivo voltou a mobilizar 45.000 polícias destacados para lidar com os distúrbios que decorrem no país há várias noites consecutivas, após a morte de Nahel Merzouk, ocorrida na passada terça-feira em Nanterre, nos arredores de Paris.

Nahel, de 17 anos, foi morto na terça-feira pela polícia na sequência de uma operação de controlo de trânsito.

O Ministério Público disse que o jovem estava a conduzir na faixa dos autocarros, tendo sido mandado parar pela polícia, mas não obedeceu à ordem. O agente da polícia suspeito da morte do jovem está acusado de homicídio e em prisão preventiva.

Pelo menos 78 detidos em mais uma noite de confrontos em França

A noite deste domingo foi mais calma em França. À sexta noite de violentos protestos, foram detidas pelo menos 78 pessoas, segundo o balanço provisório. Só em Paris foram detidas 20 pessoas

O número de pessoas detido é mais baixo do que nas noites anteriores.

Esta segunda-feira, Emmanuel Macron deverá receber os presidentes do Senado e da Assembleia Nacional. Na noite de domingo, o Presidente francês esteve reunido de emergência com a primeira-ministra, Élisabeth Borne, e sete ministros no Palácio do Eliseu.

O objetivo deste encontro terá sido fazer o ponto de situação da revolta popular que se arrasta há vários dias e mostrar a unidade e firmeza do Governo. Estas reuniões vêm no seguimento do ataque de sábado à casa de um autarca nos arredores de Paris.

Autarquias em protesto contra atentado à casa de um presidente da câmara

As autarquias francesas manifestam-se, esta segunda-feira, contra o atentado à casa de um presidente da câmara, que ocorreu este sábado nos arredores de Paris. Este é considerado o incidente mais grave registado nas seis noites de protestos.

O presidente da Associação dos Autarcas de França convocou para o protesto para o meio-dia. Este decorrerá em frente às câmaras municipais de todo o país.

Na terça-feira, Emmanuel Macron recebe no Eliseu cerca de 200 autarcas dos municípios afetados pelos tumultos dos últimos dias.