10.10.2023 –
O IPO de Coimbra associa-se à World Hospice and Palliative Care Association, e seus parceiros, incluindo as pessoas que vivem com necessidades de cuidados paliativos, para amplificar o tema deste ano, “Comunidades Compassivas: Juntos pelos Cuidados Paliativos“.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos visa apoiar as pessoas com sofrimento grave por doença, incluindo aqueles que se encontram em fim de vida, seus cuidadores e famílias.
As comunidades compassivas cuidam das pessoas, ajudam as pessoas a viver no lugar que consideram o seu lar, ligam as pessoas aos serviços, aumentam a consciencialização sobre as questões de fim de vida e capacitam todos os outros elementos da comunidade.
De acordo com o Atlas Global de Cuidados Paliativos, estima-se que mais de 56,8 milhões de pessoas necessitem de cuidados paliativos todos os anos, incluindo 31,1 milhões antes e 25,7 milhões perto do fim da vida. A maioria (67%) são adultos com mais de 50 anos e pelo menos 7% são crianças. A maioria (54%) são pessoas que necessitam de cuidados paliativos antes do último ano de vida. O peso da doença grave e do sofrimento relacionado, bem como a correspondente necessidade de cuidados paliativos, são imensos. No entanto, os cuidados paliativos ainda não são acessíveis à maioria das pessoas necessitadas.
O Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é um dia unificador para celebrar e apoiar os cuidados paliativos em todo o mundo, e tem lugar todos os segundos sábados de outubro. Para marcar esta campanha em 2023, milhares de pessoas em todo o mundo se reunirão no dia 14 de outubro para celebrar, mas mais importante, para falar sobre as suas experiências, vividas na preparação para o luto e a perda.
Este dia incentiva que comunidades, instituições e prestadores de cuidados de saúde se unam e levantem as suas vozes para defender políticas e programas de cuidados paliativos que apoiem o objetivo estratégico de desenvolvimento de um bom estado de saúde e melhor qualidade de vida.
O desenvolvimento dos cuidados paliativos segue um modelo de saúde pública desenvolvido pela OMS que enfatiza a necessidade de políticas, educação, disponibilidade de medicamentos, empoderamento da comunidade e investigação com vista à implementação de melhorias.
Existem muitos obstáculos à concretização de cada uma destas componentes.
No IPO de Coimbra, durante a semana que antecede o dia 14/10/2023, terá lugar uma iniciativa “Cuidar (COM)paixão” para promover os cuidados paliativos, que culminará no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos com uma CONFERÊNCIA, abrindo o auditório do IPO de Coimbra à população.
A entrada será livre, mas com inscrição obrigatória pelo FORMULÁRIO.
09:00h
Boas vindas – Sessão de abertura
Dra. Margarida Ornelas (Presidente Conselho Administração IPOCFG)
09:15h
Observações Introdutórias
“Comunidades Compassivas – Juntos pelos Cuidados Paliativos” – IPO Coimbra Compassivo
Dr. Rui Silva – Serviço de Medicina Interna e Cuidados Paliativos IPOCFG
9:30h
“Compaixão: para quê e para quem?”
Prof. Doutora Marina Cunha (ISMT/ CINEICC)
10:00h-10:15h – Coffee-Break
10:15h
“A Compaixão como Prática Espiritual”
Pe. Nuno Santos (Reitor do Seminário Maior de Coimbra)
11:00h- Interlúdio Musical
Músico Solo – Dr. Tiago Nogueira (Os Quatro e Meia/ Cirurgião Torácico IPOCFG)
11:15h
“Cuidados Paliativos e Comunidades Compassivas – Encontros no Cuidar - Experiência de Coimbra”
Prof. Doutora Teresa Almeida Santos (“Sim à Vida- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra)
11:45h – Debate
Considerações Finais: Reiteração do Tema “Comunidades Compassivas – Juntos pelos Cuidados Paliativos”
Dr. Rui Silva – IPOCFG
12:15h-13:00h
Qual a cor da Compaixão?
Cerimónia de colocação das fitas