Quem quiser participar no concurso de fotografia organizado para assinalar os 25 anos da Expofacic pode fazê-lo até 17 de Julho e não a 24 de Junho como foi inicialmente anunciado. Além da prorrogação do prazo de entrega de imagens de anteriores edições do evento, outra alteração introduzida no regulamento diz respeito às suas características técnicas, com a passagem da resolução mínima do formato digital (JPEG ou TIF) de 300 para 240 dpis. Quem já entregou os trabalhos nos termos da norma anteriormente em vigor, pode proceder à alteração da resolução.
Cada concorrente pode submeter à apreciação do júri um máximo de 10 fotografias, cinco a cores e outras tantas a preto e branco, impressas em papel nos tamanhos 20x30cm e 30x45cm, acompanhadas de um CD com a sua gravação digital.
Os prémios são muito aliciantes e contemplam os três primeiros classificados de cada categoria (cores e preto e branco), com 600 euros para os vencedores, 300 euros para os segundos classificados e 100 euros para os terceiros, recebendo todos ainda um bilhete geral que dá acesso a entrada todos os dias, incluindo os das atuações dos cabeças de cartaz, designadamente James, Alesso e Pablo Alboran.
Destinado a todos os visitantes da Expofacic que possuam imagens com enquadramento em qualquer das suas vertentes em edições passadas, o concurso visa recuperar registos que de algum modo ajudem a construir a história do evento na perspetiva de quem o viveu. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, nacionais ou estrangeiros, desde que residentes em Portugal e o resultado dessa participação culminará com uma exposição de todos os trabalhos num espaço que para o efeito será criado no recinto do certame.
Os trabalhos, em papel e cd, devem ser entregues em mão ou enviados em carta registada para o Museu da Pedra (Largo Cândido dos Reis, N.º 4, 3060-174 Cantanhede), num invólucro opaco e fechado com a inscrição “Trabalhos”, dentro do qual deverá estar outro, também opaco e fechado, com a identidade do respetivo concorrente, sendo que este último só aberto depois de apreciadas e classificadas as fotografias correspondentes.
O regulamento refere, entre outros aspetos, que as imagens apresentadas a concurso continuarão a ser propriedade dos seus autores, não sendo possível a cedência, a qualquer título, nem temporária nem definitiva, dos direitos de autor.