Concorrente do Festival da Canção diz estar a ser alvo de ataques xenófobos

07.3.2024 –

Leo Middea, cantor brasileiro, é um dos 12 finalistas do concurso para representar Portugal na Eurovisão e, após ter atuado no último sábado, diz ter começado a sofrer ataques devido à sua nacionalidade nas redes sociais. Saiba como o artista reagiu.

Leo Middea, concorrente e finalista do Festival da Canção, denunciou esta terça-feira comentários xenófobos dos quais tem sido alvo por ser brasileiro e querer representar Portugal na Eurovisão.

O cantor de 28 anos, Leo Middea, vive há sete anos em Portugal e muito do seu reportório musical passa e é influenciado pelo país.

No entanto, após a sua atuação no passado sábado no Festival da Canção, onde canta em português do Brasil, o cantor sofreu ataques xenófobos nas redes sociais, conforme o próprio denunciou esta terça-feira.

“Desde sábado os discursos de ódio tem aumentado muito. Eu amo Portugal e tem pessoas incríveis que me apoiam desde o dia em que cheguei aqui há 7 anos”, escreveu o artista num post na rede social Instagram.

Para além disso, o artista ainda escreveu que as suas músicas falam sobre Portugal, como as canções Banho de Mar, Freguesia de Arroios e Bairro da Graça.

“Cantar Portugal para o mundo é bonito, como também canto o Brasil para o mundo com toda a mistura de ritmos que existem dentro do meu própio país. Celebrar a diferença é lindo!”, exultou o cantor brasileiro.

Para além disso, Leo considerou ainda que o multiculturalismo é “de uma beleza sem tamanho e o intercâmbio entre ritmos e sotaques é valioso”.

Depois, numa outra fotografia, o artista expôs alguns dos comentários xenófobos onde se pode ler “Só falta alguma interprete do Bangladesh, India e Nepal. Portugal no seu melhor”; “Vais representar o Brasil? Em Portugal não és bem-vindo”; “Querer cantar com esse sotaque nojento, que vá representar o seu país que é o Brasil”; “Aqui é Chega! Chega” Espero que fique em último”, entre outros.

A música que Leo Middea leva para a final do Festival da Canção – para ter a oportunidade de representar Portugal na Eurovisão – chama-se “Doce Mistério”, uma das 12 canções selecionadas para a última ronda a 9 de março.

As linhas telefónicas para votar já estão abertas e para votar no Leo Middea basta ligar para o número 760 20 01 10.

Maria Madalena Freire/SIC Notícias

Maria Madalena Freire