Concerto de Boas Vindas ao Novo Ano da Filarmónica de Covões

25.1.2024 –

Decorreu no passado dia 14 de janeiro, um concerto de Boas Vindas ao Novo Ano, realizado no auditório da sede da Filarmónica de Covões, o qual se encontrou completamente lotado.

Estiveram presentes, a Presidente do Município, Helena Teodósio, o presidente da União de Freguesias de Camarneira e Covões, Asdrubal Torres, o Comendador António Silva, dentre outras personalidades.

A Filarmónica de Covões, músicos e seu maestro propuseram aos presentes uma viagem musical à volta do mundo, começando essa viagem em Portugal com o passodoble, Ventulus Abientes do compositor Vítor Resende, brilhantemente interpretada pelo eufonista João Bernardo. Seguiram a viagem por países como Espanha, Arménia, Japão, Brasil, EUA tendo, depois retornado a Portugal. O público presenteou de pé, com uma enorme salva de palmas o desempenho de músicos e maestro.

Este concerto serviu também para “prestarmos uma simples, mas justa e merecida homenagem”, como disse Mário Cavadas, presidente da Filarmónica de Covões, “ao comendador António Almeida da Silva, Aguedense, Presidente da UBA (União de Bandas de Águeda)”. Além de ser uma das personalidades mais importantes nos últimos 50 anos, da filarmonia Portuguesa, dinamizando profundas mudanças que estas instituições foram operando bem como ajudando a mudar mentalidades, não só nas filarmónicas, mas também em todo o universo que acompanha este fenómeno, “o  Comendador António Silva é um amigo da Filarmónica de Covões há mais de 50 anos, tendo por diversas vezes colaborado com a mesma”.

Foi com naturalidade que, pelas mãos da Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, o Comendador recebeu o diploma de sócio benemérito daquela instituição, aprovado em Assembleia Geral, conforme os seus estatutos preveem. A Presidente do Município, agradeceu ao homenageado “o contributo dado, bem como o carinho que tem pela música em geral e, em particular à Filarmónica de Covões”. Por sua vez o Comendador sentindo-se desconfortável mas reconhecido, confessou-se “honrado e, com respeito por todos vós, promotores deste ato, aceito esta gentileza com gratidão à vossa, agora também minha, Banda Filarmónica de Covões,” sendo calorosamente aplaudido por toda a plateia.

A família da Filarmónica de Covões deseja a todos os seus sócios, amigos e seguidores, um Novo Ano com muita saúde, paz, amor e felicidade.