Comunidade Judaica do Porto confirma morte de terceira luso-israelita desaparecida após ataque do Hamas

16.10.2023 –

Morreu mais uma das luso-israelitas dada como desaparecidas desde o ataque do Hamas a Israel, revelou ao ‘DN’ a Comunidade Israelita do Porto. Trata-se de Tair Bira, com 21 anos.

São já três as vítimas mortais luso-israelitas. Rotem Neumann e Dorin Atias também perderam a vida na sequência da ofensiva lançada pelo Hamas contra território israelita.

A Comunidade Judaica do Porto explica as origens portuguesas: Tair Bira era filha de outro dos luso-israelitas que está desaparecido, Orin Bira, de 53 anos, que também terá sido raptado pelo grupo terrorista palestiniano no ataque de 7 de outubro. Tinha obtido a nacionalidade portuguesa por ter origens sefarditas.

“É de família sefardita tradicional do antigo Império Otomano, concretamente nos Balcãs, ex-Jugoslávia, com prática habitual do latino que mistura palavras dos idiomas português, castelhano, turco, grego e hebraico”.

A embaixada de Israel em Lisboa revelou esta manhã à CNN os nomes de quatro luso-israelitas que estão reféns do Hamas: Moshe Saadyan, de 26 anos, Gilad Bem Yehuda, de 28 anos, Idan Shtivi, de 28 anos e Orin Bira, de 53 anos.

No entanto, mais tarde, o balanço da Comunidade Judaica do Porto acrescentou dois nomes: Liraz Assulin (Shitrit), de 38 anos, e Tair Bira, de 21 anos, filha de Orin Bira, dizendo num primeiro comunicado que ambas estavam desaparecidas. Num segundo comunicado, Tair Bira surge contudo como “assassinada”.

Executive Digest