Columbófila promoveu 1º Festival “Out of this world”

17.2.2024 –

Numa produção e organização da Columbófila Cantanhedense, realizou-se no dia 12 de fevereiro, no Pavilhão Marialvas, o I Festival de Patinagem Artística, sob o mote “Out Of  This World”, contando com o apoio da Câmara de Cantanhede, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Agrupamento de Escolas Lima de Faria, Associação de Patinagem de Coimbra, Academia Cantanhede Gymn, Grupo Gadanha, Luis Bita, entre outros, resultando num espetáculo cheio de cor e alegria, que juntou crianças de todas as idades e suas famílias, num clima de festa e união.

Embora a equipa, apenas com um ano de patinagem, e uma parte significativa de crianças patinadoras, que iniciaram a sua aprendizagem nos últimos meses, os responsáveis da Secção de Patinagem, conseguiram com treino e sobretudo empenho e dedicação a destreza necessária, para encantar as centenas de pessoas que lotaram a bancada do recinto onde decorreu o festival, durante todo o espetáculo.

Eduardo Cunha, atleta que não teve possibilidade de patinar neste I Festival devido a lesão prolongada, após saudar todos os presentes, deu entrada aos patinadores da Sociedade Columbófila, que abriram o Festival, apresentando a coreografia, “ASSSCC no espaço”, culminando com a colocação na “lua” da sua mascote, seguindo-se as atletas do Centro Cultural Zouparia do Monte, que exibiram os “Príncipes e Borboletas”.

Filipa Fernandes, atleta campeã distrital com apuramento a campeonato nacional da Sociedade Columbófila, apresentou a coreografia Catarina “A grande”, seguindo-se de imediato, também por patinadores da Associação organizadora, as coreografias, “Corrida pela lua”, “This Is It – Michael Jackson Tribute – Qs”.

Voltando ao recinto, o Centro Cultural Zouparia do Monte, apresentou a coreografia “Post Mortem”, seguindo-se a prestação do convidado especial Tiago Ferreira, atleta da Academia Patinagem Odivelas e vice Campeão Nacional 2023 e as “Ilusões Intergalácticas”, pelos patinadores da Columbófila, seguindo-se a exibição da equipa Say Yes, onde integram 2 atletas da Sociedade Columbófila.

Ainda antes do intervalo, as patinadoras do Seia Futebol Clube, exibiram-se apresentando a coreografia “Grease”, seguindo-se o talentoso André Abrantes, que “debutou” o Joker, seguindo-se um duelo entre gerações, que deu corpo à coreografia “Boinas e Baguetes”, que apresentou o pequeno-almoço às 21h00 nos jardins de Paris, levada a cabo, também, por patinadores da Sociedade Columbófila.

Após o intervalo, o público presente teve a oportunidade de assistir, à mais recente aposta da Secção de Patinagem da Sociedade Columbófila, apresentando os melhores astros da pintura e as suas grandes obras com formatos peculiares, votando ao espetáculo a equipa do Say Yes, seguindo-se o “Moulin Rouge”, pelos patinadores vindos da cidade de Seia.

O momento seguinte, foi protagonizado pelo par Filipa Fernandes e João Alegre, primeiro par artístico da Columbófila, seguindo-se Dara Marques igualmente atleta da Associação organizadora e primeira patinadora na vertente do Solo Dance.

O Grupo de formação B da Columbófila, apresentou de seguida um “Toque de Glamour”, seguindo-se a coreografia “This Is It – Greedy Puppets – Qj”.

Os momentos seguintes, foram de grande emoção para as centenas de espectadores presentes neste evento, tendo a oportunidade de presenciar um espetáculo de grande nível, proporcionado por Emanuel Salvadinho, atleta internacional que alcançou 22 títulos nacionais e 4 títulos europeus, regressando as atletas do Centro Cultural Zouparia do Monte, que exibiram “Limões”.

Para finalizar este Festival, os organizadores apresentaram o “Truque Final”, dando ao publico presente o que realmente mereceram e o ”Coração de criança”.

Seguiu-se o desfile dos participantes que antecedeu a cerimónia de encerramento do 1º Festival promovido pela Secção de Patinagem Artística da Sociedade Columbófila, tendo Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, aproveitado o momento para se congratular com a qualidade do espetáculo apresentado, agradecendo na pessoa de Mariana Veloso, a todos aqueles que contribuíram para o sucesso alcançado e que foram muitos.

A terminar a sua intervenção, teve ainda oportunidade para agradecer ao público que lotou a bancada do recinto do espetáculo e às entidades presentes os apoios disponibilizados, seguindo-se as intervenções de Cláudio Machado, Presidente da Associação de Patinagem de Coimbra, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede Pocariça e por último de Adérito Machado, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede, tendo todos os intervenientes, colocado em destaque a qualidade do espetáculo apresentado, que em sua opinião, reflete bem o trabalho desenvolvido pela Secção de Patinagem Artística.