Colégio de Coimbra reúne hoje 600 tocadores de cavaquinho e entra no Guinness

O Colégio Apostólico Imaculada Conceição (CAIC), em Cernache, Coimbra, prevê reunir hoje mais de 600 tocadores de cavaquinho e inscrever a proeza no livro de recordes do Guinness.

Fonte da organização disse à agência Lusa que, além da presença do músico Júlio Pereira, estão já confirmados os grupos de cavaquinhos do Marquês (Porto), Oliveira do Hospital, Mealhada, Albergaria de Cima, Almada, Ferreira do Zêzere, Viseu, Odemira, Sintra, Lousada, Santarém, Braga, Ponte de Sor e Alcobaça, bem como de um grupo da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra.

O recorde, nunca inscrito no livro do Guinness, será tentado a partir das 17:00 horas, nas instalações daquele colégio. Na ocasião, será interpretado o tema popular de Trás-os-Montes “Tiro-liro”.

Bastará a reunião de 250 cavaquinhos para o recorde ser batido.

O diretor pedagógico do CAIC, António Franco, afirmou na apresentação da iniciativa que a ideia para a tentativa de recorde partiu da associação de estudantes.

O colégio tem um grupo de cavaquinhos formado por alunos e outro por pais, depois de em 2005 ter introduzido a aprendizagem desse instrumento nas aulas de Educação Musical.

A iniciativa começa logo de manhã, às 10:00 horas, com receção aos participantes e vários ensaios, prolongando-se até ao final da tarde

Lusa/Sapo