Coimbra recebe sessão pública para definir prioridades de investimento ambiental em Portugal

17.1.2024 –

No dia 25 de janeiro, realiza-se, em Coimbra, uma sessão de participação pública para definir as prioridades de investimento público ambiental, no âmbito da criação da futura Estratégia Nacional de Investimento Verde, designada de Novo Pacto Verde (NPV). A sessão, organizada pela Secretaria Geral do Ambiente e pelo Fundo Ambiental, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e as Comunidades Intermunicipais de Coimbra e Aveiro, vai acontecer no Convento São Francisco, Sala D. Inês, pelas 09h30. 

O encontro, aberto a todas as pessoas, visa estabelecer um plano de investimento estratégico e regenerativo de longo prazo para apoiar a transição ambiental em Portugal. As inscrições para participação presencial ou online devem ser feitas aqui.

Após a fase de participação pública, os contributos recebidos serão analisados e integrados no processo de elaboração da proposta final do NPV.

Inspirado pelo Pacto Verde da União Europeia, o NPV pretende apresentar propostas discutidas, consensualizadas e partilhadas pela sociedade portuguesa, identificando ideias comuns e necessidades coletivas prioritárias, apontando soluções que suportem futuras políticas públicas ambientais.

O NPV irá identificar setores-chave e soluções para enfrentar a emergência climática, garantindo a existência de infraestruturas, competências e processos adequados para os desafios atuais e futuros, promovendo a qualificação da população, a criação de empregos verdes, a coesão territorial e a valorização do capital natural.

Ao longo de 2023, a taskforce designada para coordenar o investimento público ambiental em Portugal tem analisado o panorama atual e identificado áreas prioritárias para promover a transição para um país mais sustentável.
Foram identificadas seis grandes áreas de foco: a melhoria da qualidade de vida em conexão com a natureza, as capacidades da população para uma transição sustentável, o compromisso com a gestão da água, a promoção de formas de mobilidade coletiva acessível a toda a população, o acesso a energia verde e os territórios perante as mudanças climáticas.

Os interessados em participar podem fazê-lo através das sessões presenciais abertas ou contribuir online através do site www.novopactoverde.pt.

Imagem: Turismo Centro de Portugal