Clima: jovens portugueses que levaram 32 países a tribunal distinguidos

14.12.2023 –

Os seis jovens portugueses que avançaram com um processo judicial inédito contra 32 países foram eleitos “Personalidade do Ano” pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

Os seis jovens que levaram o caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, naquele que é o maior processo climático que corre na justiça, foram eleitos “Personalidade do Ano” pelaAssociação da Imprensa Estrangeira em Portugal.

O grupo de seis jovens portugueses, entre os 11 e os 24 anos – Cláudia, Martim, Mariana, Catarina, Sofia e André – acusa os 27 estados-membros da União Europeia, o Reino Unido, Suíça, Noruega, Rússia, e Turquia de inação climática.

Juntaram-se depois dos incêndios de Pedrógão e, três anos depois conseguiu levar este processo a Estrasburgo.

Depois de José Saramago, António Guterres, ou Mário Soares, os seis jovens foram agora os escolhidos por cerca de 50 jornalistas estrangeiros em Portugal.

O prémio “Personalidade do Ano/Martha de La Cal” é atribuído pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. todos os anos desde 1990. Distinguem personalidades que contribuem para a imagem do país no estrangeiro.

SIC Notícias