Os Grupos de Ação Local (GAL) da região de Coimbra vão disponibilizar 1,5 milhões de euros para apoio ao circuitos curtos e mercados locais, devendo os pequenos agricultores apresentar as suas candidaturas.
“Cientes das dificuldades relacionadas com o escoamento das produções locais, os GAL disponibilizam uma resposta imediata para ajuda aos pequenos produtores agrícolas, incentivando o reforço da proximidade com os consumidores numa lógica da promoção dos circuitos curtos de comercialização e da qualificação dos mercados locais, adaptando-os aos novos tempos que se avizinham”, afirmam aquelas sete organizações em comunicado.
De imediato, ficam “disponíveis mais de 1,5 milhões de euros de ajudas” no âmbito da Operação Cadeias Curtas e Mercados Locais do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020.
Os projetos “que se enquadrem nestes objetivos” devem ser apresentados através dos concursos abertos pelos GAL da região de Coimbra, segundo a nota.
Os representantes dos Grupos de Ação Local reuniram-se na quinta-feira, por videoconferência, para definirem “novos modelos de intervenção que visem encontrar soluções para os desafios colocados” pela pandemia da covid-19, prosseguindo também o “trabalho de parceria que desenvolvem no quadro da implementação das respetivas estratégias de desenvolvimento local”.
No encontro virtual, foi também debatida “a necessidade de serem disponibilizadas ajudas às micro e pequenas empresas dos restantes setores económicos, as quais se revelam de extrema relevância para a vitalidade dos territórios rurais e para a manutenção dos postos de trabalhos existentes no período pré-crise”.
Os presentes manifestaram vontade de “colaborar na definição de programas mais simplificados, que facilitem o acesso por parte dos beneficiários e que agilizem os processos de análise e decisão das candidaturas”.
Participaram na reunião as associações de desenvolvimento local da Bairrada e Mondego (ADELO), da Beira Serra (ADIBER), ADICES (com sede em Santa Comba Dão), Coimbra Mais Futuro, do Ceira e Dueça (DUECEIRA), Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó.
Lusa