30.6.2024 –
A CIM da Região de Coimbra criou a Rede Intermunicipal da Juventude da Região de Coimbra (RIJRC), cuja reunião de arranque aconteceu no passado dia 26 de junho. Este encontro serviu como ponto de partida para um esforço coletivo de envolver os jovens na construção de políticas públicas que atendam às suas necessidades e aspirações.
A criação da RIJRC, que tem a coordenação da CIM Região de Coimbra, é vista como um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de participação dos jovens na região. A rede irá permitir que os jovens expressem as suas ideias e preocupações, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
A rede abrange os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.
A RIJRC será composta por um representante de cada Conselho Municipal da Juventude da Região de Coimbra, regendo-se por um regulamento próprio. As suas funções incluem a consulta, informação e apoio à implementação de políticas de juventude na região.
Os objetivos da RIJRC são diversos e abrangentes. A rede irá colaborar na definição e coordenação das políticas municipais de juventude, especialmente nas áreas de emprego e formação profissional, habitação, educação, cultura, desporto, saúde e ação social.
Além disso, assegurará a representação de entidades públicas e privadas que trabalham com a juventude, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos a este grupo.
A RIJRC promoverá debates sobre as necessidades da população jovem na região e divulgará trabalhos de investigação sobre o tema. Também serão promovidas iniciativas intermunicipais voltadas para a juventude, incentivando e apoiando a atividade associativa juvenil e estimulando a colaboração entre as associações juvenis e outras entidades no seu âmbito de atuação.