Esta medida, entre outras, insere-se nos mecanismos de prevenção adotados pelo Centro Hospitalar e entra em vigor a 8 de Março.
Centro Hospitalar de Leiria vai restringir as visitas aos pacientes internados para prevenir contágio de utentes e profissionais pelo novo coronavírus.
Em comunicado, o centro hospital adianta que esta medida, entre outras, está inserida nos “nos mecanismos de prevenção que são agora atualizados e entra em vigor já no próximo dia 8 de Março, domingo”.
De acordo com a lista de medidas agora adotadas, apenas será possível “a entrada de 1 acompanhante/cuidador sem possibilidade de troca, nos serviços de internamento”, bem como nos serviços de Pediatria e Urgência Ginecológica/Obstétrica.
Vai ser também suspensa “a entrada de acompanhantes de doentes em observação nos Serviços de Urgência Geral do HSA e Urgências Básicas do HDP e HABLO, com a exceção de acompanhantes de doentes vulneráveis”.
O Conselho de Administração do CHL justifica a adoção de mais medidas preventivas tendo em conta que existe, “neste momento, um risco moderado a elevado de importação de casos de Coronavírus e, não obstante as medidas que venham a ser implementadas no âmbito do Plano de Contingência”.
De acordo com o comunicado, as medidas adotadas, que abrangem quer os utentes, quer os profissionais do CHL, já foram comunicadas a todos os profissionais e são as seguintes:
1. Suspender as visitas, restringindo a entrada a 1 acompanhante/cuidador, sem a possibilidade de troca, nos serviços de internamento, no horário em vigor (12h00 – 20h30), com efeitos a 08 de março de 2020.
2. Suspender a entrada de acompanhantes de doentes em observação nos Serviços de Urgência Geral do HSA e Urgências Básicas do HDP e HABLO, com a exceção de acompanhantes de doentes vulneráveis, com efeitos a 08 de março de 2020.
3. No Serviço de Pediatria (internamento e urgência), permitir apenas a entrada de 1 acompanhante, no horário em vigor (24/24h), com efeitos a 8 de março de 2020.
4. No Serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica, permitir apenas a entrada de 1 acompanhante à sala de partos, suspendendo o acesso do acompanhante ao Bloco Operatório Central, com efeitos a 08 de março de 2020.
5. Suspender todas as atividades com entidades externas ao CHL (formações, reuniões, sessões clínicas, etc.), com efeitos a 09 de março de 2020.
Teresa Alves / TSF