Fazendo parte desta rede, o CAA pode candidatar-se ao Programa de Apoio à Programação da RTCP. Este programa abrange ciclos de quatros anos e um investimento de 24 milhões de euros do Ministério da Cultura.
Direção-Geral das Artes (DGArtes) anunciou, recentemente, que o Centro de Artes de Águeda (CAA) integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). A credenciação do equipamento cultural aguedense nesta rede de âmbito nacional foi aprovada pela Ministra da Cultura, em despacho de 9 de setembro de 2021.
A RTCP é, tal como explica a DGArtes, “um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes”.
O organismo salienta que com a publicação da Portaria de credenciação dos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais (Portaria n.º 106/2021 de 25 de maio), “foi dado o primeiro passo para a institucionalização da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses há muito aguardada, em particular, pelas entidades artísticas e pelos municípios”. A portaria estabelece os requisitos para a credenciação dos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais com a finalidade de integrarem a rede, um passo que foi agora concluído pelo CAA.
Para a vereadora do pelouro da Cultura do Município de Águeda, Elsa Corga, “é com grande satisfação que o CAA integra esta rede que confere não só um reconhecimento como espaço de cultura e espetáculo, equiparado a outros similares no país, como possibilita o acesso a fontes de financiamento importantes para este equipamento”, frisando a importância de o CAA estar ‘na linha da frente’ entre os primeiros equipamentos credenciados a nível nacional.
A DGArtes manifestou “o seu apreço pela credenciação do Centro de Artes de Águeda neste importante e decisivo momento de concretização de uma política pública no domínio da cultura e das artes, que se pretende que tenha um impacto estruturante em todo o território nacional”.
Agora, fazendo parte desta rede, o CAA pode candidatar-se ao Programa de Apoio à Programação da RTCP. Este programa abrange ciclos de quatros anos e um investimento de 24 milhões de euros do Ministério da Cultura.
ON Centro, parceiro do Jornal Mira Online