Centenas de famílias participaram a Festa da Criança promovida pelo Município de Cantanhede

O movimento que a cidade de Cantanhede registou no passado sábado, 6 de junho, não teve a ver apenas com a realização da feira quinzenal. É que, logo pela manhã, o Parque de S. Mateus foi literalmente invadido por centenas as famílias que quiseram participar na festa promovida pela Câmara Municipal a propósito do Dia Mundial da Criança (1 de Junho) e que pretende ser uma Festa de Família. “Ofereça ao seu filho um dia diferente consigo, ele merece” era mais uma vez o mote do desafio lançado aos pais e o resultado foi um nível de adesão que superou as expetativas.

Isso mesmo constatou o presidente da Câmara Municipal, João Moura, que esteve no local do evento a acompanhar de perto algumas das atividades desenvolvidas, assim como o vereador da Educação e Cultura, Pedro Cardoso. Sobre o ambiente de partilha e interação que se viveu num espaço de convívio que dispunha de diversas valências lúdicas e pedagógicas, o líder do executivo camarário destaca «o alcance desta oportunidade proporcionada às famílias para se reunirem numa altura em que se concluí mais uma etapa do processo ensino/aprendizagem dos seus educandos». João Moura sublinha «o carácter coletivo de um evento que atingiu assinalável expressão, o que ficou a dever-se à ação empenhada dos parceiros, com as quais os serviços da autarquia desenvolveram um trabalho notável, em benefício dos grandes destinatários desta grande festa, ou seja, as crianças e as respetivas famílias».

Salientando ainda «o papel de diversas entidades associativas que responderam afirmativamente ao repto da autarquia e que tiveram a seu cargo a dinamização das atividades», João Moura enaltece «todos quantos cumprem essa nobre missão de educar, seja na qualidade de pais e encarregados de educação, seja na função de professores, todos imbuídos no grande desígnio de fazer das crianças e jovens, dia após dia, ano após ano, cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres de cidadania».

Além de brincadeiras insufláveis, pinturas faciais, ateliês de expressão artística, circuitos desportivos, o programa da Festa da Criança incluiu uma série de atividades de pendor lúdicas e educativas dinamizadas por várias entidades. Os Bombeiros Voluntários e a GNR mostraram o funcionamento de alguns dos seus meios operacionais, a GNR fez demonstrações de cinotécnica e o Centro de Saúde de Cantanhede levou a cabo atividades de sensibilização para os cuidados de saúde alimentar, bem como um ateliê de procedimentos clínicos. Como habitualmente, a Sociedade Columbófila Cantanhedense dinamizou ações didáticas no âmbito do “Carrinho dos Brinquedos”, enquanto num espaço reservado para o efeito decorreu o “Mercadinho da Primavera e de Trocas”, com vários tipos de produtos artesanais e produtos em 2ª mão. Estiveram ainda presentes, a ETPC com um ateliê de pinturas faciais, a Climed com atividades de sensibilização de saúde oral, o Hospital Veterinário de Coimbra, o Centro Equestre de São Caetano que proporcionou às crianças pequenos passeios a cavalo e a Red Eagle Sports que dinamizou atividades de futebol e torneios da modalidade.

Paralelamente, no Pavilhão Marialvas e espaços adjacentes, centenas de crianças participavam na festa distrital do minibasquete, na qual participaram as equipas da Academia Basquetebol, CAD, Associação Académica de Coimbra, Clube de Condeixa de Basquetebol, Ginásio Clube Figueirense, Fundação Beatriz Santos, Olivais, Sampaense Basquete, Sporting Figueirense, Lousanense, bem como a entidade organizadora, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Por outro lado, o Serviço Municipal de Proteção Civil e Recursos Naturais teve a seu cargo iniciativas em duas vertentes, uma orientada para estimular as crianças e os pais para o conhecimento dos fundamentos da cultura municipal de segurança, outra destinada a reforçar a consciência coletiva relativamente à importância dos recursos naturais e da biodiversidade.

Outras ações em destaque foram o espetáculo de Teatro “Robertices” pela Atrapalharte, a atuação da Escola de Música António Fragoso, do Coro Infantil de São Caetano e do Coro Pequenas Vozes de Febres e, a encerrar, pelas 19h00 a missa campal celebrada pelo padre Luis Francisco.