Cinco formandos vão para Itália fazer Erasmus na cerâmica
Terminou recentemente no CEARTE a componente de formação em Centro do Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Técnico/a Especialista em Ofícios de Arte – cerâmica e vidro.
Este curso é, nos tempos atuais, uma especialização de grande relevância e oportunidade pois, para além de responder às necessidades especificas das empresas artesanais do setor da cerâmica e do vidro, permitirá aos formandos desempenhar no futuro atividades altamente qualificadas em áreas tradicionais, mas com forte conteúdo inovador e criativo, com elevado valor acrescentado, para além de possibilitar o ingresso em curso superior de Design da ESAD que reconhece e equivalência a 25 créditos para as suas licenciaturas.
Os formandos, acompanhados por excelentes formadores e beneficiando das excelentes oficinas, equipamentos, laboratórios do CEARTE, ao longo de 1.000 horas, aprenderam variadas técnicas da cerâmica e do vidro, que facilmente serão utilizadas em empresas de ambos os sectores. Aprenderam ainda questões ligadas ao Empreendedorismo, Imagem, Marca, Promoção, Embalagem que permitirão criar um negócio próprio ou alargando as áreas de ação de uma empresa já existente, aumentando a sua capacidade competitiva e de afirmação noutros mercados.
Vão agora para uma Formação Prática em Contexto de Trabalho (estágio em empresas) com a duração de 450 horas (de 1 julho a 29 outubro de 2021), em diversas empresas/ateliers do país, destacando-se o Atelier João Carqueijeiro – Matosinhos, Atelier Paula Violante – Caldas da Rainha, Oficina Brâmica – Teresa Branco – Porto, Atelier António Manuel Duarte Simões – Molelos, APPACDM Coimbra – Centro de Atividades Ocupacionais – S. Silvestre, Olaria Tavares – S. Pedro do Corval, Atelier Conceição Cabral – Valado dos Frades, Keramos Nazari, Lda. – Condeixa, Oficinas do Convento – Montemor-o-Novo.
Cinco dos formandos foram selecionados para participar no Erasmus Mobilidade que o CEARTE vai desenvolver em Milão – Itália, ao longo de 3 semanas, onde terão oportunidade de reforçar as suas competências profissionais, ter contacto com outras culturas e organizações, quer profissionais que culturais e conhecer melhor a Europa. Esta cooperação transnacional para jovens formados do CEARTE é uma aposta do Centro na valorização dos seus formandos e uma forma de lhes abrir novos horizontes
Pode assim ajudar a criar um verdadeiro sector das artes do fogo na região centro, constituindo um importante instrumento de inovação territorial que crie emprego com sustentabilidade económica, contribuindo assim para a promoção e dinamização de projetos de inovação rural, sendo ao mesmo tempo uma interessante solução inovadora que gera novas formas de empregabilidade e autoemprego em linha com as áreas e prioridades regionais da Estratégia de Especialização Inteligente.
O Centro tem disponíveis diversas ofertas de formação de curta duração na área cerâmica, prevendo desenvolver no início de setembro um curso específico de Técnicas de Vidro Maçarico