Castelo de Vide: ex-militar espanhol que atacou duas jovens está indiciado por tentativa de homicídio e violação

08.8.2024 –

O homem de 74 anos é suspeito de disparar sobre duas jovens em Castelo de Vide. O ataque terá tido motivações sexuais e deixou as duas amigas feridas com gravidade.

Era numa caravana que Manolo, ex-militar espanhol de 74 anos, vivia há alguns anos. Estava estacionada no parque de campismo, que fica nas imediações da barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide, o cenário de um ataque que podia ter tido consequências ainda mais graves.

Fonte da investigação disse à SIC que terão sido motivações sexuais a provocar o ataque às duas amigas, de 17 e 22 anos, que passavam a noite na barragem.

O homem abordou as amigas junto ao plano de água, amarrou-as com braçadeiras plásticas e tentou violá-las, mas uma delas conseguiu soltar-se e dar o alerta. Manolo disparou dois tiros de caçadeira enquanto as jovens fugiam.

A mais nova das vítimas sofreu ferimentos muito graves na mão ao tentar tapar os canos da caçadeira usada pelo agressor. A outra foi atingida nas costas.

Quando percebeu que as autoridades vinham no seu encalço, Manolo escondeu-se nas águas da barragem, mas foi rapidamente encontrado pela GNR. A arma de fogo também foi apreendida.

As vítimas estão fora de perigo, mas continuam em recuperação no Hospital de São José em Lisboa.

O suspeito está indiciado por tentativa de homicídio e violação e vai ser esta quinta-feira presente a primeiro interrogatório judicial no tribunal de Nisa para conhecer as medidas de coação.

Ao que a SIC apurou, Manolo já tinha sido referenciado por outros desacatos, mas nenhum com esta gravidade

SIC Notícias