Carta aberta aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede

17.8.2023 –

“Exmºs Senhores

Presidentes, Diretores, Bombeiros, Funcionários, Comando, Elementos do Quadro Honra e restantes Famílias
Vivemos numa sociedade que se foi alterando ao longo dos tempos. Com o crescimento das ciências informáticas e tecnológicas, as pessoas ficaram mais centradas num mundo mais virtual e fantástico, pois por detrás de um monitor podemos ser quem quisermos, falar mais à vontade da verdade e da fantasia sobre o mundo e sobre nós.

Também as Associações Humanitárias dos Bombeiros Portugueses e outras instituições humanitárias e sociais, acompanham toda uma evolução tecnológica, profissional e de aprendizagem diária, partilhando todo um conhecimento

Começámos a perder a capacidade de dialogar, de confrontar cara a cara. Deixámos de treinar as nossas competências sociais, e a pouco e pouco, temos a tendência de colocar de lado, os valores sociais e afetivos que são a base da nossa condição humana.

Em todo este contexto, não poderia deixar passar o dia de 24 Agosto do presente ano, sem que numa demonstração de empatia e consciencialização, endereçar os meus parabéns sinceros, a toda a família dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, pelos seus longínquos 121 anos ininterruptos de dedicação aos outros, no socorro, no apoio e na solidariedade quotidiana.

Marcam sem dúvida como humanitária e voluntária, toda uma ação de sublime registo com tudo de bom e menos bom que encontram,nas mais várias e variadas vicissitudes e circunstâncias, que ao entrarem em casa do necessitado, por vezes encontram o inesperado da vida humana, que na vivência têm o lema “ Vida por Vida”.

Não é possível dissociar da história dos bombeiros voluntários, as adesões intelectuais que se vão processando, sabendo hoje que o racional é profundamente emocional, por isso, a recetividade determina a forma de pensar em nós, ocorrendo num substrato relacional em que os laços se vão apertando, porque o encontro é feliz, tornando-se bombeiro voluntário.

Por todo o que têm feito tanto na aprendizagem, na partilha, na própria evolução tecnológica e sentimental na defesa do outrem, reitero os meus mais sinceros parabéns e cordiais sentimentos de gratidão.

Obrigado bombeiros, BEM HAJAM

Pocariça,2023Agosto15
O Signatário
Fernando Rufino Leitão Neto
Sócio nº699/BVC”