Cantanhede: Livro de Sofia Souto Moniz foi apresentado na Biblioteca Municipal

O Pirilampo que Tropeça”, livro de Sofia Souto Moniz teve apresentação editorial na Biblioteca Municipal de Cantanhede em 23 de maio. Na mesa de honra esteve para além da escritora, Teresa Paixão, responsável da Biblioteca Municipal de Cantanhede, Francisco Sales, coordenador da Unidade de Epilepsia nos Hospitais da Universidade de Coimbra e Presidente da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE), Ana Paula Pereira, da Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia (EPI-APFAPE) e diretora do Projeto Arco-Íris, de Cantanhede e a escritora Lurdes Breda, contando com a participação de mais de uma centena de pessoas.

“O pirilampo que tropeça” é uma edição de autor, desenvolvida em colaboração com o Projeto Arco-Íris, para o qual reverte parte do valor da venda da publicação. Para além do livro, será editada a versão do conto em DVD, com a narração do mesmo e a tradução em Língua Gestual Portuguesa.

O Projeto Arco-Íris é um projeto pioneiro em Cantanhede de intervenção social que visa responder a necessidades ocupacionais de jovens e que simultaneamente contém um caráter formativo. O principal objetivo deste projeto visa criar uma resposta não institucional que permita a formação profissionalizante dos jovens com epilepsia e/ou incapacidade e deficiência, bem como potenciar a sua autonomia e desenvolver capacidades para a sua integração no meio laboral. Os destinatários deste projeto são jovens, com idade igual ou superior a 16 anos, com epilepsia e/ou incapacidade e deficiência, para os quais não se verificam na comunidade, nem na instituição capacidade de resposta social adequada.

O projeto é, actualmente, desenvolvido em Cantanhede, com o apoio da Fundação Pires Negrão e da Quinta Biológica da Inova – Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede.

As áreas de atividade que o projeto alberga são a jardinagem, a pastelaria, a agricultura, a pecuária, a formação de auxiliares de infância e de cozinha e ainda a continuação de atividades inerentes ao percurso educativo.

Sobre Sofia Moniz Souto

Natural da cidade de Lubango, Angola, a escritora reside no concelho de Cantanhede há 17 anos. Licenciada em Português e Inglês pela Universidade de Coimbra, em 1998, lecionou enquanto professora de Inglês, Xadrez e Cidadania, nas Atividades de Enriquecimento Curricular do concelho de Cantanhede, foi professora da Universidade dos Tempos Livres e formadora em Curso Tecnológico da Associação Empresarial de Cantanhede.

Sofia Souto Moniz publicou, em 2008, “Historiazinha de trás para a frente”, com o apoio do Município de Cantanhede e a Fundação Pires Negrão.