Cantanhede é exemplo nacional na valorização da floresta, afirma Secretário de Estado em visita à Expofacic

07.08.2025 –

O secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, elogiou esta quarta-feira, 6 de agosto, o trabalho desenvolvido pelo Município de Cantanhede na gestão e valorização do território florestal, considerando-o “um exemplo para o país”.

A afirmação foi feita durante a sua visita ao concelho para participar no seminário “Juntos, fazemos [a] floresta”, integrado no Dia da Floresta, promovido no âmbito da Expofacic. Na ocasião, o governante destacou a forma como o Município articula com os agentes locais da fileira florestal:

Cantanhede está na primeira linha no trabalho de transformação da floresta, pelo envolvimento que agrega. Ter um dia dedicado à floresta demonstra a dinâmica que o Município tem.”

Rui Ladeira sublinhou ainda que a sua presença no evento visa escutar as preocupações do setor e partilhar a estratégia do Governo no domínio florestal, reforçando a importância do diálogo direto com autarquias e produtores.

Na abertura do seminário, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, chamou a atenção para as dificuldades estruturais que ainda persistem na gestão florestal em Portugal.

Ainda que se tenham vindo a registar algumas melhorias, elas não são suficientes para alimentar uma perspetiva de rentabilização plena do potencial deste recurso renovável gerador de riqueza.”

A autarca apontou o minifúndio como um dos principais entraves à eficiência da exploração florestal, dificultando economias de escala e afetando diretamente o rendimento dos pequenos proprietários. Também criticou a burocracia associada ao registo de propriedades, desafiando o Governo a adotar uma postura mais proativa e a implementar estratégias integradas e adaptadas aos territórios.

A floresta preocupa todo o ano, e na Câmara Municipal há de facto uma atenção especial para mitigar as ameaças a que ela está sujeita”, garantiu Helena Teodósio, sublinhando o compromisso do executivo municipal com a valorização e revitalização do setor.

O seminário “Juntos, fazemos [a] floresta”, organizado pela OFA – Organização Florestal Atlantis, reuniu vários especialistas para debater os “Caminhos para a floresta do futuro”. O evento contou com intervenções de Sofia Knapic, Carlos Neto, Rui Xavier, José Gaspar, António Nora e Jorge Sousa, e com uma mesa-redonda com João Lé, Tiago Almeida, Pedro Serra Ramos e Fernando Oliveira Batista.

Jornal Mira Online

Fonte: CMC