A 2ª Edição do “Cantanhede – International Pitch & Putt” teve o seu arranque oficial na tarde de sexta-feira e contou com a presença do patrono Jorge Gabriel, também ele um admirador e praticante da modalidade…
Com cinquenta participantes oriundos de países como Portugal, Inglaterra, Suíça ou Suécia, o segundo “Cantanhede – International Pitch & Putt” que decorre hoje, sábado e amanhã, domingo, pretende tornar-se, a curto prazo, numa referência no panorama golfista nacional e internacional.
O Presidente do Clube de Golfe de Cantanhede, António Miguel Garrido abriu os discursos do dia, referindo-se à importância do “Pitch & Putt” envolver atletas desde a iniciação até os que procuram “a longevidade” num desporto que possui a sua beleza própria em conjunto com a natureza, o que acentua ainda mais a atratividade que lhe é reconhecida. O dirigente congratulou-se, ainda, com o facto “desta segunda iniciativa ser a prova viva de que as coisas estão a correr bem” no clube a que preside.
Já, Jorge Gabriel figura conhecida de todos os portugueses, convidado para apadrinhar o evento, quis deixar bem vincada que “esta é uma gente de coragem” que se propõe “a realizar torneios como este”.
Afirmando peremptoriamente que “ao contrário do que as pessoas pensam, o golfe não é um desporto jogado por ricos, mas sim, é praticado… também, por ricos” o apresentador classificou como “um embuste” tal ideia. “O golfe é um desporto ao ar livre e exigente” continuou, para dar a tacada final de seguida, com o exemplo de que “paga-se muito mais a utilização de um ginásio que a prática deste desporto”.
Adérito Machado, vereador da Câmara de Cantanhede, fez questão de lembrar a “grande potencialidade do golfe” que, em Cantanhede, divide as preferências dos praticantes com “o futebol, a esgrima ou o tênis”, mas que tem conhecido grande crescimento nos últimos anos. Prova disso, garante, foi a primeira ideia que os cantanhedenses tiveram quando foi idealizada a existência do campo de golfe. “A imagem era a de um gandarês com uma enxada na mão a empurrar uma bola de golfe… felizmente, as coisas mudaram e cá estamos todos!”
Nuno Caldeira, presidente da União das freguesias de Cantanhede e Pocariça, por fim, salientou – também ele – “a coragem da organização que ajuda a contribuir para a divulgação do que Cantanhede tem de bom a ser mostrado” a quem visita a cidade marialvina.
De seguida, enquanto os participantes estiveram a saborear um delicioso repasto, Jorge Gabriel optou por deliciar-se com o campo, ao dar umas tacadas, mostrando estar em forma para futuras competições…
Jornal Mira Online