Cerimónia de inauguração do Monumento em homenagem aos combatentes da Guerra do Ultramar
Realizou-se no passado dia 13 de Junho de 2015, a cerimónia de inauguração do monumento em honra de todos os Combatentes da Guerra do Ultramar da União de freguesias de Covões e Camarneira.
A cerimónia inserida nas comemorações do 2º aniversário do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, foi presidida pelo Exmo. Presidente da Liga dos Combatentes General Joaquim Chito Rodrigues e contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal Enfº Maia Gomes, da Vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede Dra. Helena Teodósio, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Cantanhede Dr. Pedro Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Covões e Camarneira Sr. Asdrúbal Torres, Presidente da associação Força Aérea, General Vizela Cardoso, Presidente da assembleia do Núcleo de Cantanhede General Idilio Freire e pelo Presidente do Núcleo de Cantanhede da Liga Dos Combatentes Sargento Chefe Mário Cavadas, entre outras individualidades civis, Militares e religiosas.
O Hino Nacional foi executado pela Filarmónica de Covões no hastear das Bandeiras.
Procedeu-se ao descerramento, inauguração e bênção do monumento, tendo sido proferida uma prece religiosa pelo pároco da freguesia, padre Henrique Maçarico, depois de depositada uma coroa de flores no monumento um pelotão de 24 militares do RI 10 S. Jacinto prestou homenagem aos mortos tombados em combate tendo a referida Sociedade Filarmónica de Covões executado os toques de Silêncio, Homenagem aos mortos e Alvorada.
A cerimónia visou homenagear os combatentes nascidos e residentes na União de Freguesias de Covões e Camarneira que participaram na Guerra do Ultramar. A homenagem foi uma iniciativa do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes com o apoio da União de Freguesias de Covões e Camarneira. A razão da sua realização foi despertar a manutenção e fortalecimento do espírito de corpo existente entre os combatentes e a população a que pertencem e constitui um momento relevante nestas localidades pelo que a homenagem se revestiu de grande solenidade e dignidade. De realçar as linhas mestras de toda a cerimónia em que o seu grande desafio foi e será o perpetuar da figura do combatente de maneira a que não caiam em esquecimento. O Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes procurou reconhecer e recompensar os combatentes por tudo aquilo que fizeram ao serviço da pátria assim como enaltecer toda a população desta freguesia pelos seus contributos importantíssimos no desenvolvimento da mesma. Após esta cerimónia e já no auditório da Sociedade Filarmónica de Covões decorreu uma conferência sobre o tema “Homenagem aos Combatentes da Pátria: Um dever de sempre” a cargo do Sr. Tenente Coronel João Brandão Ferreira, finda a qual foram homenageados 87 ex-combatentes da Guerra do Ultramar residentes na freguesia com a entrega de uma medalha comemorativa.
Para finalizar a Banda Militar do Porto brindou todos os presentes com um belíssimo concerto que os deliciou, pois apresentou um repertório variado, de elevado grau de exigência e executado de forma brilhante.
O Núcleo de Cantanhede congratula-se pelo trabalho desenvolvido, consciente que esta homenagem deverá servir sobretudo para transmitir uma mensagem muito importante “ PASSAGEM DO TESTEMUNHO” para que dentro de décadas, as gerações futuras tenham o mesmo posicionamento de respeito, orgulho e apreço para com todos os militares que participaram na defesa da Pátria.