09.11.2022 –
Antiga “Enfermaria da Malnutrição” transformada, 3 anos após Ciclone Idai, num centro de excelência para a formação e pesquisa em Saúde
Catorze de março de 2019. O ciclone Idai deixava um rasto de morte e destruição em Moçambique. O Hospital Central da Beira, o maior e mais importante do centro do país, ficaria amplamente destruído. A ONGD portuguesa Health4MOZ e a Ordem dos Médicos criaram o movimento #unidospelabeira, com o envio de profissionais de saúde e material para o local. Iniciava-se também a reconstrução do Hospital, com doações angariadas pela Health4MOZ de mecenas e da sociedade civil e o apoio das Câmaras Municipais do Porto e Coimbra, da Associação Moçambicana de Bancos, do BPI e CGD e da Cooperação Portuguesa – Camões IP.
A 4 de novembro de 2022 o Ministro da Saúde de Moçambique, Armindo Tiago, inaugurou o Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira. A cerimónia contou com a presença da Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, Rita Araújo, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Administrador da Visabeira Moçambique, Pedro André, e do Administrador da Health4Moz, Luís Almeida.
Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira
A Health4MOZ, que coopera voluntariamente com Moçambique na área da formação em saúde, contou com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Porto e Sintra (as três cidades geminadas com a cidade da Beira) e da Visabeira, na construção do Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira.
Com mais de 90 anos de história, a antiga “Enfermaria da Malnutrição”, um dos edifícios mais antigos do Hospital, foi recuperada pela Sogitel – Grupo Visabeira, dando lugar ao Centro de Formação e Pesquisa, totalmente equipado com o apoio do IPO Porto, Salvador Caetano, Fundação Manuel António da Mota, Tavfer, TAP Asas Solidárias e LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.
O Centro de Formação e Pesquisa em Saúde do Hospital Central da Beira tem como objetivo ser um centro de excelência e de referência no país, fundamental na formação pré e pós-graduada em saúde, na realização de conferências científicas, videoconferências, telemedicina, investigação e simulação biomédica, promovendo assim a partilha de conhecimento entre profissionais de saúde de Moçambique e do mundo.
A Health4MOZ
A Health 4 Mozambican Children and Families (Health4MOZ) é uma associação sem fins lucrativos de direito português, com estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), criada em maio de 2013. Teve na sua origem a solidariedade e vontade de um grupo de médicos e professores universitários portugueses em resposta ao repto de colegas moçambicanos (www.health4moz.com, FB @health4moz).
Num espírito de solidariedade científica, a Health4MOZ tem como objetivo ensinar e transmitir conhecimento de excelência a alunos e profissionais de Moçambique, de forma totalmente voluntária e pro-bono, pois acredita que a capacitação é uma grande mais-valia que faz melhorar as sociedades e mover o mundo.
Ensinou mais de 2500 alunos de medicina, medicina dentária e enfermagem; capacitou mais de 3000 médicos, médicos dentistas e enfermeiros; apoiou mais de 3 dezenas de estágios de profissionais moçambicanos em instituições portuguesas e profissionais portugueses em Moçambique; apoiou projetos de investigação e congressos nacionais em Moçambique, na área da saúde, para além de mais de 60 missões no terreno com impacto em mais de 20 mil profissionais de Moçambique.