Ao abrigo do protocolo estabelecido entre o Município de Vagos e as companhas de Arte Xávega que operam na Vagueira e no Areão, assinado em outubro de 2020 e válido até 2024 foi, na tarde da passada sexta-feira, entregue às companhas dois cheques no valor global de 10.000 euros.
Em cumprimento do protocolo de apoio financeiro extraordinário celebrado entre o Município de Vagos e as companhas que exercem a atividade da Arte Xávega nas praias da Vagueira e do Areão, foram entregues dois cheques de 5000 euros a cada uma das companhas que estiveram na Câmara Municipal de Vagos representadas pelos seus líderes, Carlos Alberto e João Esteves (Valdemar).
Recorde-se que este protocolo foi assinado com base em duas premissas fundamentais: compensar as perdas advindas da crise pandémica de COVID-19 e as consequências da deposição de areias no reforço do cordão litoral a sul da Costa Nova.
A prossecução deste protocolo tem como objetivos principais ser um incentivo para a manutenção e valorização da Arte Xávega que assume um importante papel cultural e turístico no concelho de Vagos, assim como motivar e dar condições às pessoas que fazem desta prática também o seu modo de vida.
De relembrar que, no âmbito deste acordo, está também contemplada a possibilidade de ser concedida uma verba anual adicional de até 2500 euros, mediante a apresentação de candidatura, às companhas que pretendam realizar outros projetos ou eventos relacionados com a Arte Xávega.
Desta forma o Município de Vagos continua a reforçar os apoios aos setores mais afetados pela pandemia de COVID-19 e a contribuir para que esta emblemática prática da Arte Xávega que é peça identitária do concelho de Vagos possa continuar a ter condições para ser exercida em pleno pelos pescadores de cada uma das companhas que exercem tanto na Vagueira, como no Areão.