26.05.2025 –
Investimento global na escola ultrapassa os 12,5 milhões de euros
A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou a adjudicação da segunda fase da obra de remodelação e beneficiação da Escola Secundária Lima-de-Faria, numa intervenção orçada em mais de 3,3 milhões de euros e com um prazo de execução de 12 meses.
A requalificação da escola foi dividida em duas fases, no âmbito do programa de modernização dos estabelecimentos públicos de ensino dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O investimento total ronda os 12,5 milhões de euros, dos quais cerca de 229 mil ficaram fora do apoio financeiro, incluindo 213 mil euros destinados a instalações provisórias (contentores) onde decorrem atualmente as aulas.
Neste momento, encontra-se em curso a primeira fase da intervenção, centrada nas salas de aula, laboratórios e bloco polivalente. Já a segunda fase, agora adjudicada à empresa Empribuild, Lda., inclui a reabilitação dos edifícios das oficinas, do pavilhão gimnodesportivo e dos arranjos exteriores da escola. Estão também previstos trabalhos nas redes de abastecimento de água, drenagem, gás, AVAC, eletricidade e telecomunicações, além do reforço sísmico das oficinas.
“A Câmara está a realizar um investimento sem precedentes na reabilitação do parque escolar do concelho. À intervenção na Secundária Lima-de-Faria somam-se as obras na Escola João Garcia Bacelar (Tocha), na Carlos de Oliveira (Febres) e no pavilhão da Escola Marquês de Marialva (Cantanhede), totalizando 27,7 milhões de euros”, sublinha a presidente Helena Teodósio.