A autarquia está a proceder à interligação em fibra ótica dos edifícios municipais, num investimento superior a 20 mil euros, possibilitando assim a melhor adequação dos recursos e obter redução de custos. Estes investimentos vão também na sequência de gastos do Município em alargar a rede de fibra ótica no concelho.
O Município de Anadia celebrou, no passado mês de abril, o protocolo de colaboração com a Altice Portugal com o intuito de expandir a rede de fibra ótica no concelho. Desde setembro de 2020, que os contactos com a Altice Portugal para a expansão da rede de fibra ótica se mantêm, tendo concretizado o compromisso com a assinatura do presente protocolo de cooperação.
O documento prevê, para além, da expansão da rede de fibra ótica no concelho, a substituição de outras redes nas centrais locais das freguesias e a partilha das condutas pertencentes a cada uma das entidades, por forma a reduzir a duplicação de infraestruturas e a minimizar o volume de intervenções no subsolo, no âmbito dos respetivos projetos de desenvolvimento da rede, tendo por base a máxima utilização possível da rede de condutas.
De acordo com o protocolo, a Altice Portugal compromete-se a executar até final de 2021 a expansão da rede de fibra ótica, de forma a alcançar uma taxa de cobertura igual a 95% do número de fogos do concelho.
Ainda na área das Comunicações, e segundo notícias vindas a público na Comunicação Social, nomeadamente no jornal digital “ECO – Economia Online”, de 4 de maio, a “Anacom prepara-se para obrigar a Meo e a Vodafone a cobrirem com rede 4G mais 100 freguesias de baixa densidade populacional”. Nesta listagem estão inseridas as Freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros que irão, assim, ver reforçada a cobertura da rede de comunicações.
De sublinhar que o investimento em redes de comunicação de nova geração e a oferta de serviços baseados em redes de banda larga são cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território.