Património Cultural e Artes são dois aspetos a explorar
Perante uma plateia de investidores privados e de agentes económicos ligados ao setor do Turismo, a Câmara Municipal de Anadia deu a conhecer, no passado sábado, dia 10 de março, no Teatro das Termas da Curia, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Anadia (PEDT.Anadia’2027), documento com o qual o município pretende orientar os principais caminhos do turismo no concelho durante os próximos 10 anos.
Para além dos três produtos estratégicos – Termalismo, Gastronomia & Vinhos e Desporto & Eventos – que o concelho tem vindo a dinamizar ao longo dos últimos anos, através da criação de várias infraestruturas e da promoção de eventos, os responsáveis do estudo apontaram um quarto ponto em que a autarquia e a própria região devem apostar fortemente: trata-se do Património Cultural & Artes, dando, neste aspeto, realce à cerâmica e à bicicleta.
A apresentação do documento foi antecedida de uma caracterização de toda a região e do seu enquadramento geográfico e administrativo, tendo como base os objetivos estratégicos Identidade, Marcas e Promoção, Dinamização de Equipamentos, Desenvolvimento do Território, e Captação de Investimento.
Os responsáveis pela elaboração do PEDT.Anadia’2027 propuseram oito “caminhos” para o desenvolvimento do turismo no concelho de Anadia: “Valorização e promoção do “Vinho” enquanto património local-regional e marca identitária territorial”, ”Dinamização dos equipamentos desportivos do concelho para captação de eventos e estágios nacionais e internacionais relevantes”, “Criação de uma oferta turística integrada em torno do potencial da bicicleta e da mobilidade suave”, “Revitalização, ordenamento e dinamização dos polos de atratividade turístico-cultural do Município de Anadia – Curia, Anadia e Sangalhos”, “Projeção e articulação da programação cultural do município com os produtos turísticos e a animação turístico-cultural nos polos de atratividade”, “Valorização das marcas identitárias e promoção turística do município”, ”Integração do sistema de informação e interpretação turística do município e qualificação dos serviços”, e, finalmente, a “Promoção, incentivo e apoio aos empresários e investidores turísticos privados.
“Turismo tem um papel extremamente importante para o desenvolvimento do concelho”
Jorge Sampaio, vereador com o Pelouro do Turismo, referiu que “o Turismo desempenha um papel extremamente importante para o desenvolvimento do concelho de Anadia”, motivo pelo qual o município “tem vindo, ultimamente, a trabalhá-lo com grande intensidade em várias áreas, desde a Saúde ao Bem-Estar”. Sublinhou que esta era a hora certa para a Câmara Municipal de Anadia “delinear os caminhos orientadores a percorrer no que respeita ao turismo, para os próximos anos, e até 2027, no concelho”.
Para a elaboração deste plano estratégico, a autarquia escolheu uma equipa com elementos ligados à Universidade de Aveiro, e que, “durante um ano, fizeram um levantamento exaustivo de todos os pormenores e desenharam uma estratégia enquadrada no enoturismo, na Bairrada e na própria CIM, de que resultou o Plano Estratégico Desenvolvimento do Turismo em Anadia”, explicou o vereador.
A apresentação do plano nas Termas da Curia deve-se, segundo o vereador, ao facto de esta estância termal “sempre ter sido uma das principais marcas do turismo nacional – uma âncora do turismo em Anadia, que continua ainda a representar uma das marcas nacionais”.
“Anadia tem tudo para ser um grande destino turístico”
Filomena Pinheiro, em representação da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, deixou uma palavra de apreço à Câmara de Anadia por esta iniciativa, realçando que “Anadia tem recursos ímpares na região”, e elogiou a forma como a autarquia anadiense “tem conseguido inovar nos equipamentos de qualidade e de excelência que possui”, nomeadamente no que ao desporto diz respeito. “Soube diversificar e olhar para o futuro, e perspetivar segmentos importantes para as fileiras do turismo”, afirmou. Filomena Pinheiro entende que “é preciso reposicionar o turismo local”, e considera que a posição de Anadia “está perfeitamente enquadrada com a estratégia regional”. A responsável da Turismo Centro de Portugal destacou o “excelente” e “quase heroico” trabalho camarário que tem sido feito nesta área, lembrando que “os agentes económicos e a sua criatividade também são precisos para este projeto, por forma a atrair novos turistas”. “Anadia tem tudo para ser um grande destino turístico. Agora é preciso trabalhar em rede com um só objetivo”, frisou.
“O documento deve fazer refletir e envolver todos os agentes do concelho”
Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, encerrou a sessão de apresentação do PEDT.Anadia’2027, tendo deixado um agradecimento público aos responsáveis da Sociedade das Águas da Curia pela cedência do espaço.
A autarca recordou que “a necessidade de ter um documento que avaliasse, junto dos diferentes agentes económicos, as necessidades, as riquezas e as potencialidades do concelho, ao nível do turismo já vem do mandato anterior”.
Para a elaboração deste plano foram contactados, por equipas do Município de Anadia, os mais diferentes agentes económicos, desde a restauração, hotelaria, termalismo, produtores, juntas de freguesia, e outros, que responderam a um inquérito e partilharam o desejariam que se proporcionasse, no futuro, para este importante setor.
Maria Teresa Cardoso considera que tem de “haver um trabalho conjunto, captando as diferentes sinergias a fim de promover a região”, sublinhando que “os agentes turísticos têm aqui um papel importante no sentido de dar a conhecer às pessoas que nos visitam, não só os produtos endógenos existentes, mas também o património, cultural, religioso e natural existente, para que essas mesmas pessoas possam voltar”.
“O concelho tem imensas potencialidades. Agora há que saber comunicá-las e trabalhá-las com qualidade, para atrair cada vez mais turista – Anadia tem de ter uma oferta diferenciadora e de qualidade”. Para Maria Teresa Cardoso “o documento deve fazer refletir e envolver todos os agentes do concelho, uni-los e convencê-los a comunicar e a mostrar os seus produtos de forma diferenciadora”.