06.4.2024 –
A praia de todas as bandeiras azuis foi (novamente) galardoada com o Prémio Cinco Estrelas. Bruno Alcaide traduz, em palavras, o sentimento que lhe vai na alma (e, provavelmente, na de todos os zuas…)
JMO – O que significa o Prémio Cinco Estrelas Regiões, mais uma vez conquistado?
BA – Significa um reconhecimento enorme de qualidade e autenticidade que queremos dar a quem nos visita. A Praia de Mira para além dos extensas praias de areia branca, da qualidade de ouro com que tem também sido galardoada e obviamente com a Bandeira Azul, sendo até ao momento, a recordista mundial desta distinção, oferece também a Barrinha, que é um ex libris desta belíssima vila, ladeada pelos percursos pedestres e cicláveis, sendo a nossa floresta a “vizinha da frente” associado, claro está, a um povo que sabe bem receber quem nos visita e uma gastronomia autêntica e riquíssima no sabor e saberes que prendem cada vez mais pessoas à nossa mesa e ao nosso território e que está intimamente ligada à pesca da Arte Xávega, atividade ancestral que tem sido perpetuada por mulheres e homens tornando também esta pesca, num polo de atratividade para quem nos visita. É também um reconhecimento, a todos os que trabalham para que esta distinção seja uma realidade, para quem, fica desde já, o agradecimento sincero.
JMO – Que tipos de benefícios acredita que um Prémio dessa envergadura pode acrescentar para o Concelho e a Praia, em particular?
BA – A Praia de Mira, foi a única praia da região de Coimbra com esta distinção, o que nos coloca numa posição diferenciadora quanto às demais. É a praia que reuniu mais consenso e mais votos de escolha por parte do público. Estas distinções traduzem-se em mais visitas e consequentemente essas visitas tem um resultado positivo na economia local. A atividade turística é de elevada importância seja na Praia de Mira, seja no restante território do nosso concelho. Ao aumentarmos a visibilidade do nosso território e das suas riquezas, criamos mais oportunidades para os agentes económicos e para as nossas gentes. Por isso acreditamos que estes prémios são muito importantes para a nossa população e para a nossa economia.
JMO -Como “homem da terra”, o que sente o cidadão Bruno Alcaide num momento como este?
BA – Alegria, Orgulho e Confiança!
Alegria, porque a nossa Praia de Mira é a preferida de muitas pessoas que passam pelo nosso território, levam boas recordações, bons momentos e boas experiências que depois se traduzem na sua escolha para cá voltarem e aqui serem felizes.
Orgulho, nas nossas gentes, nas pessoas que trabalham para estas distinções, que trabalham arduamente para bem receber quem nos visita, orgulho nas pessoas que elevam o nosso bom nome e nos tornam conhecidos pelas melhores razões.
Confiança, para os desafios permanentes, na resiliência de todos nós gandareses e confiança na perseverança e capacidade de trabalho destas gentes para encarar o futuro que cada é cada vez mais dinâmico e exigente.
Vereador Bruno Alcaide