Bombeiros e Proteção Civil de Mira participaram em exercício sobre Tsunamis

 

No dia 10 de Março decorreu  o exercício #NEAMWAVE’21, que “testou a efetividade e o grau de prontidão do sistema de alerta para Tsunamis, na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos”. Os Bombeiros Voluntários e a Proteção Civil de Mira estiveram presentes.

A ação foi organizada conjuntamente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e o IPMA, envolvendo também outras entidades nacionais e internacionais, tratando-se de “um exercício de comunicações onde os diversos intervenientes de escalão nacional e internacional trocaram entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo, capaz de gerar um tsunami com impacto na costa portuguesa”.

No Quartel, estiveram presentes um elemento do comando dos BVM com membros da Proteção Civil numa sala de crise adjacente à central ali existente, fazendo articulação direta com a mesma, para despacho de meios tanto dos BVM como do município.
Fizeram parte deste exercício, para além do elemento do comando dos BVM, um elemento da Proteção Civil municipal e também o coordenador operacional municipal. Na central estiveram dois centralistas devido ao aumento do fluxo de saídas e para uma maior eficácia na gestão, acionamento/despacho de meios, incluindo todas as comunicações. Estiveram a colaborar diretamente, também, a Capitania de Aveiro, a Capitania da Figueira da Foz, a GNR, entidades hoteleiras, parques de campismo, Juntas de Freguesia e órgãos locais – Vereadores – da CM de Mira.