Eram 22:30 horas deste domingo quando o inesperado aconteceu: um casal da Praia de Mira veio diretamente aos Bombeiros Voluntários de Mira com o seu bebé de 20 meses num estado de saúde muito complicado. A situação deteriorou-se ainda mais quando, já dentro da ambulância, o menino teve uma paragem cárdio-respiratória.
Rapidamente a equipa colocou todos os seus conhecimentos e a sua prática em ação, iniciando manobras que continuaram por longos (e penosos 45 minutos) para tentar reverter a situação. De tudo um pouco foi tentado! E, como todos os meios são necessários em momentos como este, no caminho para o Hospital Pediátrico de Coimbra, os Bombeiros mirenses cruzaram com a ambulância SIV de Cantanhede e Mira, que prestou também um precioso auxílio.
Ainda antes da chegada a Coimbra, a criança conseguiu ser reanimada e entregue aos médicos daquela unidade hospitalar com vida. Uma vida que três valorosos bombeiros de Mira não desistiram de tentar salvar!
Seus nomes, são: PEDRO MOÇO, TIAGO CLARO E ALEXANDRE OLIVEIRA. Foram estes, mas podiam ser outros! Mais do que as pessoas, o que importa é realçar o magnífico trabalho de salvar vidas, de todos estes homens e mulheres dos Bombeiros Voluntários de Mira que fazem dia após dia, um verdadeiro trabalho HUMANITÁRIO, com a “agravante” de ser (como o próprio nome indica) VOLUNTÁRIO!
Pedro, Tiago e Alexandre personificam um pouco do muito que se faz de bom em entidades como esta. São seres humanos que sofrem, choram, riem, batalham por um determinado objetivo, como cada um de nós, só que, com a diferença que o objetivo deles é nunca perder a fé e a esperança, fazendo o bem!
Um bem-haja a estes três jovens. Podiam estar num qualquer lugar a desfrutar a vida, mas estavam ali, naquele momento, para salvar uma vida!
Nota da Redação: Falta um dos elementos nas fotos que publicamos aqui: Alexandre Oliveira, por estar a estudar em Coimbra aquando da reportagem não pôde ser mostrado. Mas, fica aqui a promessa do Jornal Mira Online de que também lhe prestará a devida homenagem, tão breve quanto possível. Ou seja, assim que estiver em Mira, pronto a ser fotografado…