Bombeiro morre após picada de vespa asiática: “Pessoa com um enorme coração”

31.10.2023 –

Foram realizadas manobras de reanimação pelas equipas de socorro, mas sem sucesso, tendo o óbito da vítima sido declarado no local. Foi o próprio que deu o alerta às 15 horas.

Um bombeiro da corporação de Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva morreu esta terça-feira, vítima de choque anafilático na sequência, alegadamente, de uma picada de vespa asiática. José Bessa tinha 63 anos.

A SIC Notícias apurou, junto de fonte da corporação, que o bombeiro se encontrava a realizar trabalhos agrícolas numa quinta, quando terá sido picado por uma vespa asiática.

Foi o próprio que deu o alerta às 15 horas.

À chegada dos meios de socorros, José Bessa foi encontrado em paragem cardiorrespiratória, tendo sido realizadas manobras de reanimação, mas sem sucesso.

O óbito da vítima acabou por ser declarado no local, pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) da Feira.

O corpo da vítima foi transportado para o departamento de Medicina Legal do Hospital de Penafiel, estando sujeito à autópsia para confirmação das causas de morte.

No local estiveram presentes os Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, a GNR de Castelo de Paiva, a VMER da Feira e uma equipa de resgate.

Reações dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva

José Bessa, bombeiro de segunda classe, é descrito pelos colegas como “Pessoa com um enorme coração, muito especial para todos nós”.

Na rede social Facebook, os Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva endereçaram uma mensagem de pêsames e “cumprem o doloroso dever de informar o falecimento do nosso Bombeiro de 2ª do Quadro Ativo, José Bessa”.

Faltam-nos as palavras para descrever o grande homem, o grande amigo, o grande bombeiro que nos deixa hoje. Deixa um vazio imenso na nossa casa, nas nossas vidas, no coração de todos os que tiveram a honra de o conhecer e partilhar com ele histórias e memórias”, escreveram.

Acrescentam ainda, “Seremos eternamente gratos ao “Bessinha” por tudo o que deu à nossa causa e à nossa casa”.

José Bessa era bombeiro há 32 anos.

SIC Notícias