30.6.2024 –
Sabe do que se trata quando é usado o termo “Mindfulness”? Andrea Costa responde-lhe e dá pistas para alcançá-lo na sua plenitude…
“Mindfulness é a prática da atenção plena. É um tipo de meditação que tem como objetivo a concentração total no momento presente.
Termos consciência plena de nós, não é uma tarefa fácil, pois vivemos em contante mudança, aceleração e stress e o mindfulness ajuda a conseguir interromper todo o stress diário que traz consigo pensamentos e preocupações constantes e automáticas.
O objetivo do mindfulness não é suprimir emoções ou eliminar pensamentos, mas sim promover a atenção face a tudo o que a/o cerca. Ao se tornar mais consciente sobre o que pensa e sente será capaz de lidar melhor com todos os desafios e adversidades da vida.
Praticar mindfulness com regularidade tem imensos benefícios e eu vou mostrar-lhe quais:
1. Reduz o stress bem como sintomas de ansiedade e de depressão;
2. Diminui a insónia e promove a qualidade de sono;
3. Melhora o seu foco e a sua atenção
4. Melhora a sua memória
5. Melhora a sua saúde física como redução de dores crónicas, fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios.
Alguns exercícios de mindfulness que pode fazer em vários momentos do seu dia:
• Mindfulness em movimento – Comece por fazer uma caminhada e preste atenção à maneira como está a caminhar. Observe a sensação dos seus pés em contacto com o chão por exemplo, como o seu joelho se dobra, como os seus braços se mexem e vá inspirando e expirando devagar.
• Alimentação consciente – Quando se encontra a fazer uma refeição, foque-se em observar a textura da comida. Mastigue lentamente e preste atenção aos sons dos alimentos e ao sabor dos mesmos.
• Ouça – Não ouça o que as pessoas estão a conversar apenas com o objetivo de lhes responder. Escute cada palavra, cada opinião. Reflita, pense antes de responder. A atenção plena vai para além de escutar, é ouvir. Portanto, saiba prestar a atenção, de forma cuidadosa, para que as informações cheguem até si de maneira mais produtiva.
• No chuveiro – Ao tomar banho, sinta a temperatura da água, sinta a água a cair nas suas mãos, braços, pernas. Observe cada sensação. Observe como durante o banho também tem a tendência de se relembrar de coisas que já aconteceram, sonhar e/ou preocupar-se com o futuro, nestes momentos, apenas observe o processo de como sua mente trabalha e escapa do presente e retorne à sua experiência de tomar banho de forma completamente consciente. Observe o que está a fazer no momento, toda a vez que sua mente for para qualquer outro lugar, gentilmente traga-a para o AQUI e para o AGORA, estando consciente de cada movimento e sensação.
A quantidade de tempo que se irá dedicar ao mindfulness diariamente pode variar de pessoa para pessoa.
O ideal é começar com um período de tempo que seja viável para si e, em seguida, gradualmente aumentar conforme se torna mais confortável com a prática. Geralmente, muitas pessoas começam com 10 a 15 minutos de mindfulness por dia e, com o tempo, podem aumentar para 20, 30 minutos.
O mindfulness pode ser praticado por qualquer pessoa e trás imensos benefícios ao seu dia-a-dia.”
Psicóloga Andrea Costa
C.P. 24454