‘Beijogate’: cimeira da União Europeia termina em polémica devido a beijo de ministro croata à homóloga alemã

06.11.2023 –

A cimeira da União Europeia, em Berlim, que tinha por objetivo propor reformas na estrutura de comissários, a capacidade de ação da UE e a possibilidade de países candidatos participassem nas reuniões como observadores, acabou em polémica devido a um… beijo desajeitado durante a foto oficial.

O ministro croata dos Negócios Estrangeiros, Gordan Grlic-Radman, tentou beijar a homóloga alemã, e organizadora da cimeira, Annalena Baerbock – a polémica cresceu nos dias seguintes, sendo mesmo comparado ao beijo não consensual de Luis Rubiales a Jenni Hermoso, na final do Mundial feminino. No caso político, as imagens do momento mostram que, após apertar a mão de Annalena Baerbock, aproximou-se do rosto dela com a aparente intenção de a beijar na boca, ao que ela reage ao virar rapidamente o rosto.

Gordan Grlic-Radman, do partido conservador União Democrática Croata, é ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus desde 2019, quando foi nomeado pelo primeiro-ministro Andrej Plenkovic. Perante esta controvérsia, muitos dos seus críticos na Croácia exigem a sua demissão.

Francisco Laranjeira / Executive Digest

Imagens: mvep.gov.hr / deutschland.de