AVEIRO: REDE BIBLIOTECAS CIRA VENCE PRÉMIO

O Prémio «Boas Práticas em Bibliotecas Públicas» (1.ª edição) instituído em 2014 pela DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi atribuído à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), pelo projeto Rede de Bibliotecas da CIRA.

O júri  louvou a excelência da candidatura e o valor estratégico deste projeto, assente no trabalho colaborativo das bibliotecas, no sentido de prestarem um melhor serviço público a todos os cidadãos que residam, trabalhem ou estudem em qualquer um dos 11 municípios envolvidos, pois a Rede acredita que as condições de utilização dos serviços devem ser as mesmas para todos os cidadãos da Comunidade Intermunicipal,  que têm o direito de exigir os mesmos serviços e a mesma qualidade em qualquer biblioteca pública da Região.

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro elegeu como trave mestra da sua atuação a otimização dos recursos disponíveis, ou seja, partir do aproveitamento daquilo que cada biblioteca possui e tentar rentabilizá-lo em prol de todos, de forma a equilibrar os serviços prestados pelas diferentes Bibliotecas Públicas. Tudo se resume a pensar a Biblioteca Pública na lógica do acesso aos serviços que ela pode prestar aos cidadãos,  independentemente da sua proveniência e da localização física da Biblioteca.

A entrega oficial do prémio será feita pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no Centro Cultural de Belém, no dia 17 de Abril, no âmbito duma ação intitulada “Lugar da Cultura”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura.

A distinção tem como objetivo premiar anualmente projetos inovadores desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas, e contribuir para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas, promovendo a divulgação, partilha e difusão das boas práticas. O seu  valor pecuniário é 4.500,00€, e será entregue à CIRA para que esta o invista na sua Rede de Bibliotecas.

Este trabalho colaborativo entre as Bibliotecas tem contribuído para melhorar o serviço público prestado por estes equipamentos culturais à região, reduzindo custos. Paralelamente, tem concorrido para promover e reforçar a identidade regional, sublimando o valor social e cultural da Biblioteca Pública, além de potenciar os recursos humanos de cada uma das 11 unidades, numa lógica de trabalho em rede, partilha de boas práticas e construção de projetos comuns.