Aveiro tem no seu território uma instalação militar, sediada na Península de São Jacinto, atualmente designada como Regimento de Infantaria N.º 10, que foi ao longo dos seus 102 anos, pertença dos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Força Aérea e Exército).
Esta semana, entre quarta-feira a domingo, 20 e 24 de outubro, a cidade de Aveiro recebe as comemorações do Dia do Exército.
Trata-se de uma organização do Exército Português em colaboração e apoio da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), que vai permitir aos cidadãos terem acesso a um conjunto de iniciativas de natureza militar, cultural e recreativa; informou a autarquia aveirense esta segunda-feira, 18 de outubro.
A comemoração tem como principal objetivo do Exército dar a conhecer à população como um “Exército moderno, de elevada prontidão e competência”.
Opção política do município nos mandatos autárquicos anteriores (2013/2017 – 2017/2021), a colaboração e a proximidade do Exército Português; refere a autarquia, “com a população aveirense continuará a ser aposta fundamental da CMA para o atual mandato (2021/2025)”.
Recorde-se que Aveiro tem no seu território uma instalação militar, sediada na Península de São Jacinto, atualmente designada como Regimento de Infantaria N.º 10, que foi ao longo dos seus 102 anos, pertença dos três ramos das Forças Armadas (Marinha, Força Aérea e Exército).
Em 2019 foi inaugurando no Centro da Cidade de Aveiro (rotunda da Rua do Eng.º Oudinot) o “Monumento ao Paraquedista”, uma ação que pretendeu celebrar e fortalecer os laços de proximidade entre o RI10 e a população do Município.
Do programa das comemorações do “Dia do Exército” destaca-se:
20 outubro
15h30 – Apresentação do livro “O Exército e o Condestável D. Nuno Álvares Pereira – O Combatente na Arte”, na Biblioteca Municipal de Aveiro
16h30 – Inauguração oficial da “Expo Exército 2021”, no Jardim da Fonte Nova
22 outubro
21h00 – Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, com participação especial de Rita Guerra, na Praça Marquês de Pombal
23 outubro
11h00 – Evocação e homenagem a D. Afonso Henriques, na Igreja de Santa Cruz em Coimbra
16h30 – Encontro Gímnico com a participação do Colégio Militar, Instituto dos Pupilos do Exército, Escola Gímnica de Aveiro e Clube Atlético Póvoa Pacense, na Praça Marquês de Pombal
18h00 – Concerto da Banda Sinfónica do Exército, com participação de Sofia Escobar, no Teatro Aveirense
24 outubro
10h30 – Missa de Ação de Graças e Sufrágio, na Sé Catedral
12h00 – Cerimónia Militar, no Cais da Fonte Nova
Condicionamentos de trânsito
Em nota de imprensa, difundida ao final da manhã desta segunda-feira, a CMA solicita a melhor compreensão e colaboração para os incómodos causados para a realização das diferentes ações, acrescentando que será necessário interditar o trânsito automóvel e condicionar a circulação viária em algumas ruas:
• Interdição da Circulação na Rua José Afonso e condicionamentos de trânsito na zona da Fonte Novae; entre 20 a 24 de outubro (quarta-feira a domingo)
• Corte de estrada em frente ao Mercado Manuel Firmino; entre quarta-feira a domingo (20 a 24 de outubro)
• Encerramento do estacionamento junto ao Centro de Congressos de Aveiro (quinta-feira, 21 de outubro)
• interdição de Circulação Automóvel na Rua do Cais da Fonte Nova – junto ao Centro de Congressos de Aveiro; 22 e 23 de outubro (sexta-feira e sábado, entre as 9h00 e as 18h00)
• 24 de outubro (domingo): Das 8h00 às 17h00 – interdição de Circulação Automóvel na Rua do Cais da Fonte Nova – junto ao Centro de Congressos de Aveiro e condicionamentos de trânsito na Rua Batalhão Caçadores 10.
ON Centro, parceiro do Jornal Mira Online